Laboratório de Aprendizagem ajuda alunos do Montijo

Comunidade educativa com acesso a laboratório inovador em tempos de pandemia 

A pandemia de covid-19 veio introduzir novas metodologias de trabalho em diversas áreas, incluindo na educação, onde o ensino à distância através, sobretudo, das novas tecnologias foi a solução encontrada para que as crianças e jovens possam completar o ano letivo 2019/2020. Atenta a esta realidade, a Câmara do Montijo tem estado em permanente contacto e articulação com os agrupamentos de escolas do concelho, com as associações de pais e encarregados de educação, com os professores, em suma, com toda a comunidade educativa, "assumindo as suas competências em matéria de educação e procurando contribuir para esta nova forma de ensino à distância, utilizando os meios e recursos existentes no município", disse a autarquia em comunicado. 
Laboratório fica no Centro do Esteval 

Um desses recursos é o Laboratório de Aprendizagem do Montijo, que se encontra no Centro Cívico do Esteval. Trata-se,  diz a Câmara do Montijo, "de um modelo holístico e inovador da sala de aula, que está à disposição das escolas dos vários níveis de ensino do município, mediante marcação prévia, para dinamização pelos docentes de aulas e outras iniciativas com os alunos". 
Tal como durante todo o ano, o Laboratório de Aprendizagem do Montijo "está à disposição dos docentes das escolas do município do Montijo que pretendam dinamizar aulas e outras iniciativas dirigidas aos seus alunos, recorrendo aos métodos de ensino online e à distância", explica a autarquia.
Para informações e marcações deverá contactar a Divisão de Educação, através do email de@mun-montijo.pt
O Laboratório de Aprendizagem foi inaugurado em Abril do ano passado. “Este é o início de um projeto educativo de grande impacto. Um investimento desta envergadura que contribui para métodos de ensino mais eficazes e de diferenciação pedagógica, constitui também um projeto motor do desenvolvimento e coesão da nossa terra”, salientou na altura Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo.
O Laboratório de Aprendizagem do Montijo está "disponível para as escolas dos vários níveis de ensino do município, mediante marcação prévia, para dinamização de aulas e outras iniciativas com os alunos", explica a autarquia.
A câmara utilizará, ainda, o espaço para "promover semanas temáticas, podendo o mesmo ser igualmente aberto para dinamização de atividades com as famílias e a comunidade, em articulação com as Associações de Pais e Encarregados de Educação".
O Laboratório de Aprendizagem do Montijo é uma das sete atividades integradas no Projeto CRIA - Centro de Recursos para a Infância e Adolescência, que a Câmara do Montijo candidatou com sucesso ao POR Lisboa 2020. O investimento total no CRIA é de 459 mil 742 euros, tendo obtido financiamento de 50 por cento (229 mil 871 euros) por parte da União Europeia.
O projeto CRIA está estruturado em sete atividades que convergem com o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Educativo e "pretendem minimizar as assimetrias territoriais, socioeconómicas e culturais do município, assim como promover a igualdade de oportunidades aos alunos, através de ações de diagnóstico precoce e apoio multidisciplinar e de promoção do conhecimento científico, tecnológico e empreendedor, envolvendo as famílias na escola e contribuindo para práticas colaborativas e pedagogias diferenciadas e inovadoras", conclui a Câmara do Montijo.

Comentários