Hospital do Barreiro apela ao donativo de alimentos

Centro hospital que serve quatro concelhos quer donativo de alimentos e material de proteção 

O Centro Hospitalar do Barreiro Montijo dispõe dos equipamentos necessários, mas, a pensar na evolução da pandemia da covid-19, apelou nesta terça-feira ao donativo de bens alimentares e material médico, como máscaras, respiradores ou fatos de proteção. “Cientes da rápida evolução desta pandemia, provocada pela covid-19, e tendo em conta que o futuro é imprevisível", a administração que gere os hospitais do Barreiro e do Montijo "está a aceitar donativos de empresas ou particulares”, referiu a administração do hospital, num comunicado divulgado no seu site. Por enquanto têm os “equipamentos de protecção individual necessários à prestação de cuidados”, mas estão já a pensar no futuro. O hospital do Barreiro abrange a população do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Concelhos onde, até esta terça-feira, existia 77 doentes confirmados para o novo coronavírus. 
Vamos todos ajudar os hospital

No caso dos equipamentos, a unidade está a solicitar máscaras cirúrgicas, respiradores P2 e P3, luvas de nitrilo de punho alto, cogulas, cobre-botas, álcool a 70 graus, solução alcoólica para anti-sepsia das mãos com teor de etanol a 70 graus e fatos de protecção integral.
Neste sentido, a administração indicou que as empresas e os cidadãos interessados em fazer um donativo devem contactar primeiro por email os serviços de aprovisionamento (aprov@chbm.min-saude.pt) e de nutrição (nutricao@chbm.min-saude.pt), apelando a que “não se desloquem de imediato ao hospital”.
Segundo os dados do boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde, até à meia-noite desta terça-feia, o concelho do Barreiro contabiliza 37 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, enquanto o distrito de Setúbal regista 282 casos positivos. No entanto, os casos distribuídos por concelho correspondem apenas a 78 por cento dos casos positivos em Portugal, podendo este número ser maior.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 791 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 38 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito nesta terça-feira pela Direcção-Geral da Saúde, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que no dia anterior, e 7443 casos de infecções confirmadas, o que representa um aumento de 1035 em relação a segunda-feira.

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários