Testes ao covid-19 na escola dos Arcos em Setúbal

Novo centro recebe utentes de Setúbal, Sesimbra e Palmela 

O novo centro de testes à infeção pelo coronavírus Covid-19 do concelho de Setúbal instalado na Escola dos Arcos, em complemento aos serviços já disponibilizados no Centro Hospitalar de Setúbal, está em funcionamento desde esta quarta-feira.  Este reforço tem sido acompanhado por diversas autoridades locais, entre os quais os três municípios da área do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida – ACES Arrábida, [Setúbal, Sesimbra e Palmela] e "resulta da contratação do Laboratório Germano de Sousa por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o que irá permitir aliviar a pressão crescente no Centro Hospitalar de Setúbal", explica a Câmara de Setúbal em comunicado.
Centro de testes abriu esta quarta-feira 

A realização dos testes obriga a triagem através da Linha Saúde24 e pelos médicos de família e, posteriormente, a uma marcação prévia para um número de telefone do ACES Arrábida. Só depois deste procedimento é que os casos suspeitos são encaminhados para a Escola Básica dos Arcos, que irá receber pessoas dos concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela.
Nesta parceria, a Câmara de Setúbal disponibiliza "instalações, água, eletricidade, telefone e rede de internet e funcionários para atendimento e registo. Os restantes municípios cedem funcionários administrativos e o ACES Arrábida garante a segurança e limpeza e desinfeção das instalações. O laboratório contratado realiza as colheitas e os testes", diz a autarquia sadina.
Os 19 funcionários que vão desempenhar funções neste novo de centro de testes Covid-19 receberam, na manhã de dia 14, uma ação de formação relacionada com procedimentos administrativos e também direcionados para a segurança, concretamente a forma correta de manuseamento de equipamentos de proteção individual.
"Reforça-se a mensagem de que as pessoas que se dirigirem às instalações da escola não serão atendidas sem terem previamente executado o devido procedimento", relembra o comunicado.
A escolha deste estabelecimento de ensino para receber o novo centro de testes à covid-19, da responsabilidade da Autoridade de Saúde Nacional, em consonância com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, é justificada, entre outras razões, "pela localização e pelas condições disponíveis", garante a autarquia.
A Câmara de Setúbal esclarece que, em situações de emergência e no âmbito da ativação do Plano Municipal de Emergência de Setúbal, podem ser requisitados meios e recursos, públicos e privados, para fazer face às necessidades das mais variadas ocorrências.
Neste plano, consoante o tipo de acontecimento, estão previstos edifícios, entre os quais, numa primeira linha, "escolas e pavilhões gimnodesportivos do concelho, aptos para a instalação dos mais variados equipamentos para dar resposta a um vasto leque de necessidades", sublinha o comunicado.
Neste caso, a Autoridade de Saúde Nacional optou, tecnicamente, pela Escola Básica dos Arcos, decisão que foi apoiada pela autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, que cedeu as instalações daquele estabelecimento de ensino para criação do centro testes.
Até à data, no concelho de Setúbal, [tal como os munícipes de Sesimbra e Palmela] os testes à infeção têm sido executados no Centro Hospitalar de Setúbal. Na medicina privada, "existem alternativas no Laboratório Joaquim Chaves e no Hospital da Luz, este último apenas destinado a doentes com sintomas suspeitos e que necessitam de internamento", conclui a autarquia sadina. 
Até esta quarta-feira estavam confirmadas 91 pessoas infetadas com o novo coronavírus. 59 em Setúbal, e 16 em Palmela tantos como no concelho de Sesimbra.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários