Setúbal unida para combater a pandemia mundial

Autarquia cria email para cidadãos denunciarem ajuntamentos


A Câmara de Setúbal criou um email para os cidadãos denunciarem quem desrespeita as medidas do estado de emergência, como munícipes que saiam de casa para passear em grupo (à semelhança do que se viu noutros pontos do país). "O município de Setúbal e o Serviço Municipal de Proteção Civil têm a partir de terça-feira um email que permite aos munícipes efetuarem alertas sobre situações em locais públicos que desrespeitem as medidas do Estado de Emergência, cujas medidas estão em vigor desde as zero horas deste domingo", lê-se no pedido feito através de redes sociais. Ao mesmo tempo, a cidade combate o "inimigo desconhecido" como pode. Esta terça-feira arrancou uma megaoperação de limpeza, com recurso a tratores, normalmente utilizados para o tratamento de vinhas em Azeitão, permitindo aumentar a capacidade de desinfeção e reduzir os riscos de contaminação e de infeção pela covid-19. A Câmara de Setúbal anunciou ainda que vai isentar o pagamento, nos meses de Março e Abril, das taxas de ocupação de via pública, respeitantes a esplanadas e das rendas de concessão de estabelecimentos que estejam proibidos de exercer atividade comercial. 
Autarquia quer evitar ajuntamentos na cidade

A medida é anunciada após casos de ajuntamentos na marginal de Póvoa de Varzim, numa missa em Mangualde, no Estádio Nacional em Lisboa ou em Coimbra, tendo a PSP sido forçada a fechar bares na Cova da Moura, em Lisboa. 
O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, chegou a revelar que este domingo já houve sete detidos por crimes de desobediência. A Câmara da Póvoa de Varzim anunciou que todos os acessos à cidade através de automóvel estão a ser controlados pela PSP, após "desrespeito ao estado de emergência".
O município de Setúbal apela a este endereço de correio electrónico  "gerido diretamente pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e a Comissão Municipal de Proteção Civil (subcomissão de segurança e ordem pública)". Segundo a autarquia, o email [alertasetubalcovid@mun-setubal.pt] "visa identificar locais públicos que não estejam a cumprir as medidas impostas colocando em causa a saúde pública". 

Isenções apoiam comércio local
Em tempo de pandemia mundial, a autarquia, com o objetivo de apoiar o comércio local durante a crise pandémica da covid-19, decidiu isentar o pagamento de um conjunto de taxas e rendas a operadores afetados e impedidos de exercer atividade neste período.
"Esta medida municipal de apoio, decidida no dia 23, isenta o pagamento, nos meses de Março e Abril, das taxas de ocupação de via pública, respeitantes a esplanadas, e das rendas de concessão de estabelecimentos que estejam proibidos de exercer atividade comercial", refere a autarquia.
Com a implementação destas medidas, a Câmara de Setúbal "procura dar um contributo e estímulo de apoio aos comerciantes locais, fortemente penalizados com a pandemia do coronavírus e cujos rendimentos dependem diretamente da sua atividade".

Megaoperação com tratores desinfeta concelho
Uma nova megaoperação de limpeza, com recurso a tratores, normalmente utilizados para o tratamento de vinhas, arrancou esta terça-feira, permitindo aumentar a capacidade de desinfeção e reduzir os riscos de contaminação e de infeção pela covid-19.
Quatro tratores, da Quinta da Bacalhoa, em Azeitão, encontram-se a reforçar, sobretudo, a campanha de higienização urbana que tem sido implementada, nas últimas semanas, pela Câmara de Setúbal, com o "objetivo de garantir as condições de segurança de toda a população", sublinha a autarquia.
A operação, iniciada no dia 24, logo pela manhã, na União das Freguesias de Setúbal e nas freguesias de Azeitão, São Sebastião e Sado, prosseguindo, no dia 25, nos arruamentos de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, será feita diariamente e tem como objetivo mitigar eficazmente a propagação do covid-19.
"Cada trator, com capacidade de dois mil litros e equipado com um nebulizador, ou seja, um instrumento que espalha o desinfetante em forma de vapor, chegando a todos os locais, assegura a limpeza de sete quilómetros de rua por hora", conclui a nota da autarquia.
A cidade de Setúbal tem, até hoje, 10 casos confirmados para covid-19. "Seja responsável na utilização deste contacto para que as forças da autoridade possam atuar depois no terreno. Não se esqueça que a regra é fique em casa. Salve vidas", acrescenta a mensagem.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários