Montijo lança linha de apoio social para seniores

Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete ainda sem corrente ativa de covid-19

Com a pandemia do Covid-19 a aumentar no país e com o estado de emergência decretado pelo Presidente da República e aprovado pelo Parlamento. Portugal contava, neste domingo, com um total de 1600 casos confirmados com o novo coronavírus. 534 são de Lisboa e Vale do Tejo mas, até este fim de semana, os concelhos do Montijo, Barreiro, Moita e Alcochete não tiveram um único caso de transmissão activa de Covid-19. Há oito doentes com o novo coronavírus, seguidos no Hospital do Barreiro, mas todos importados de fora dos quatro concelhos. A Câmara do Montijo tem vindo a reforçar o planeamento e a prevenção à propagação do novo vírus, com pacotes de medidas profilácticas e a "pensar nos mais vulneráveis e nos mais carenciados", disse Nuno Canta, presidente do município. A linha de Apoio Social para seniores e carenciados já foi lançada pela autarquia. 
Montijo vai apoiar idosos e pessoas carenciadas 

"Esta linha permite a permanência em casa, em isolamento social, da população sénior e mais vulnerável, já que autarquia assegurará o levantamento e a entrega de medicamentos ou de produtos alimentares, além de outros apoios que venham a ser necessários", explica a autarquia. 
Desta forma, as pessoas que estão sozinhas e que precisem de ajuda apenas têm de ligar para o 21 232 76 23 ou 21 232 77 47, entre as oito e as 13 horas e das 13h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
“Precisamos de um governo local sólido e lúcido para manter os serviços essenciais à população e não deixar ninguém para trás”, lembrou Nuno Canta, que numa declaração inicial destacou o rol de medidas já implementadas pelo município.
O autarca lembrou o trabalho desenvolvido no combate à pandemia e cada um dos vereadores com pelouros fez um balanço às medidas implementadas nas respectivas áreas. Avançou também que, segundo informação recolhida junto das autoridades de saúde do Arco Ribeirinho, o Montijo “não apresenta nenhuma cadeia de transmissão activa de Covid-19”, não existindo até ao momento um único caso de contágio no concelho. 
Porém, acrescentou que duas das pessoas infectadas na região de Lisboa e Vale do Tejo são montijenses. “Nasceram no Montijo, mas trabalham em Lisboa e não fazem vida no concelho”, explicou, adiantando tratarem-se de duas mulheres: uma que “estava internada no Hospital de Santa Maria desde Novembro” e outra que “é médica”.

Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete sem transmissão 

Até este fim de semana, os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete não tiveram um único caso de transmissão activa de Covid-19.
A informação acaba de ser avançada pela Comissão Municipal da Protecção Civil do Barreiro, confirmando que existem oito casos de infeção no total, mas todos importados de fora dos quatro concelhos.
“A Comissão Municipal da Protecção Civil do Barreiro informa que no Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho, que engloba os quatro concelhos Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, há atualmente oito casos de infecção por Covid-19, todos importados (de fora dos quatro concelhos), não se verificando transmissão na comunidade”, pode ler-se no comunicado enviado às redações.
A concluir, é feito um apelo para que todos respeitem o Estado de Emergência e permaneçam em casa para que continue a não haver transmissão na comunidade.

Comentários