Ministra na Sobreda para falar do cartão de cidadão

Governo duplica locais para renovar o Cartão de Cidadão

A Sobreda, no concelho de Almada, foi o local escolhido para a apresentação pública do serviço de renovação do Cartão do Cidadão nos espaços cidadão. Esta rede duplicou, garantiu a ministra Alexandra Leitão, que quis vir à "margem certa" para apresentar os números deste serviço. A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública ao Espaço Cidadão Sobreda, no Solar dos Zagallos, para marcar o momento em que vai "duplicar a rede de postos de renovação do Cartão do Cidadão", aumentando para quase mil em todo o país. O concelho de Almada conta com cinco Espaços Cidadão, em Almada, Caparica, Costa de Caparica, Feijó e Sobreda.
Mais locais para renovar Cartão do Cidadão 

"É com muito gosto que aqui estou, na margem certa, para sinalizar este momento, que mais uma vez se demonstra como as parcerias e a colaboração dão sempre bom resultado", salientou Alexandra Leitão.
Depois de visitar este Espaço Cidadão, a governante explicou que "esta rede preconiza dois princípios fundamentais, a inclusão e a proximidade".
Inclusão porque "estamos empenhados em não deixar ninguém para trás neste caminho para a transição digital", garantindo que quem não tenha a destreza necessária, tenha o apoio personalizado nos espaços cidadão.
Proximidade "porque esta rede tem uma capilaridade territorial que leva os serviços às pessoas". E porque há uma linha de trabalho com as autarquias.
"Em todo o território nacional há o dobro de postos onde se pode renovar o cartão do cidadão, descongestionando e criando uma oferta muito maior que vai permitir que as pessoas, numa lógica de grande proximidade e de maior fluência, conseguirão ter esta valência tão importante que é a renovação do cartão", adiantou Alexandra Leitão.
Aliás, segundo a governante, foi a integração "da quase totalidade" dos Espaços do Cidadão nesta rede de serviços que permitiu a "duplicação do número de postos" onde se pode renovar o cartão 'online', sendo agora quase mil em todo o país (juntando Lojas do Cidadão, Espaços do Cidadão e balcões do Instituto dos Registos e do Notariado). 
Tal como já acontece online, para renovar o documento nestes espaços é preciso ter idade igual ou superior a 25 anos, ser detentor de Cartão de Cidadão válido ou caducado há menos de 30 dias, emitido com validade de cinco anos e pedido antes de 1 de Outubro de 2017. Além disso, é necessário que existam impressões digitais no sistema do Instituto dos Registos e do Notariado.
Os ministérios da Justiça e da Modernização do Estado e Administração Pública vão aumentar, de 444 para 970, em Abril, o número de locais locais onde será possível renovar o Cartão de Cidadão. Um aumento para mais do dobro com a ajuda dos chamados Espaços Cidadão que funcionam nas câmaras municipais ou em espaços cedidos por estas autarquias. 

Almada tem cinco espaços cidadãos
A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, afirmou que a "modernização deve passar pela estreita articulação entre o poder central e o poder local".
"E escolhemos este local na Sobreda porque não há modernização sem descentralização", continuou a autarca, lembrando que "tem sido missão deste executivo olhar o concelho como um todo, capitalizando e dando voz a cada uma das freguesias".
O concelho de Almada conta com cinco Espaços Cidadão, em Almada, Caparica, Costa de Caparica, Feijó e Sobreda. Foi o primeiro município a inserir um espaço cidadão numa biblioteca.
"Gostamos de ser percursores nestas iniciativas", sublinhou a presidente, defendendo que a cultura também é um serviço público.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários