Médicos do Hospital da Luz Setúbal deixam alerta

"70 por cento da população pode ficar infetada" e apelam à quarentena voluntária

Os médicos do Hospital da Luz de Setúbal escreveram esta segunda-feira um apelo dramático aos “cidadãos” no sentido de promover o isolamento social em nome de um bem maior: diminuir a velocidade de contágio e, com isso, permitir que os hospitais consigam dar a resposta adequada aos doentes. “A quarentena auto-induzida pode salvar vidas”, dizem no texto. Para isso, os médicos daquele hospital privado não hesitam em prever que o cenário que se vive em Itália e em Espanha pode mesmo vir a ser registado em Portugal e que 70 por cento da população pode vir a ficar infetada, sendo que, desses, apenas 10 por cento dos portugueses deverão necessitar de tratamento hospitalar. O comunicado não consta do site do Hospital da Luz Setúbal mas a veracidade do mesmo foi confirmada por médicos autores do mesmo. Portugal registou esta segunda-feira a primeira morte de um doente com Covid-19. Trata-se de Mário Veríssimo. Tinha 81 anos, era doente crónico, com problemas pulmonares e oncológicos e estava internado à vários dias em Santa Maria. 
Médicos admitem infeção de 70% das pessoas

O número de 70 por cento de infetados é o mesmo número para o qual a chanceler alemã Angela Merkel alertou há uns dias, lembrou à Rádio Observador o especialista em doenças respiratórias e consultor da Direção-Geral da Saúde Filipe Froes, que reforçou que é para evitar esses cenário que é preciso implementar o mais rapidamente possível medidas que envolvem todos os cidadãos.
“Estamos em Guerra! Salve Vidas Hoje!”, lê-se numa das últimas linhas do comunicado dos médicos da Luz Setúbal. “É necessário manter a calma e serenidade, mas não desvalorizar o impacto que a pandemia do Covid-19 terá na nossa sociedade”, começam por dizer aqueles médicos, sublinhando que “tudo aponta para que o cenário que se está a viver em Itália, Espanha e outros países europeus, se torne a realidade diária também no nosso país”.
O comunicado dos médicos do Hospital Luz Saúde, dirigido a todos os portugueses
Depois, os números: alguns estudos apontam para uma taxa de infeção de cerca de 70 por cento da população, sendo que, desses, apenas 10 por cento dos portugueses deverão necessitar de tratamento hospitalar e, desses, uma pequena percentagem necessitará de ser ventilado e internado em Cuidados Intensivos. Em todo o caso, os números absolutos preveem-se elevados.
“Neste momento e a julgar pelos dados da Direção Geral de Saúde existem já milhares de portugueses infetados”, notam ainda aqueles médicos, afirmando que os profissionais de saúde, no terreno, já estão a dar conta de um aumento exponencial de doentes a chegar às urgências com sintomas de doença respiratória.
A maioria dos casos graves ocorrerá em pessoas idosas e debilitadas por outras doenças crónicas, mas os médicos não descartam que a doença também chegará aos jovens. “Estes casos mais graves irão afetar principalmente pessoas mais idosas ou debilitadas por alguma outra doença crónica. Existirão jovens gravemente doentes, tal como acontece na maioria das doenças infecciosas e alguns também vão necessitar de cuidados intensivos, mas a maioria dos jovens quase não dará pela doença”, lê-se.
No final, a conclusão é clara: só se cada um dos portugueses der o seu contributo individual no sentido de diminuir a velocidade de contágio, através da “quarentena auto-induzida”, os hospitais conseguirão dar resposta. Caso contrário, “não teremos obviamente capacidade”. “A quarentena auto-induzida pode salvar vidas”, concluem, apelando a que se passe a informação.

331 infectados, três curados e uma morte confirmada
O número de casos infectados com Covid-19 aumentou para 331. O número de casos não confirmados situa-se nos 2203. 374 aguardam resultado laboratorial. três casos estão recuperados. O número de casos suspeitos situa-se em 2908. Nessa atualização, do total de casos confirmados, 142 situam-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, [entre Setúbal e Tomar], 138 no Porto, 31 no Centro e 13 no Algarve. Há ainda um caso confirmado nos Açores e cinco foram “exportados” para o estrangeiro. A maioria dos casos situa-se na faixa etária dos 40 aos 49 anos, sendo que, total, 139 estão internados. 18 pessoas infetadas pelo novo coronavírus em unidades de cuidados intensivo.
A faixa etária com maior número de infetados em Portugal é a dos 40-49 anos. Sendo que, o número de casos entre os 30 e os 39 tem vindo a aumentar. Ao contrário de outros países, a maioria dos doentes portugueses são mais jovens. O boletim de segunda-feira revela também que há três crianças contaminadas (um rapaz e duas raparigas) até aos nove anos - as duas raparigas foram confirmadas nas últimas 24 horas. Acima dos 60 anos, existem 77 doentes. Sendo que, apenas 12 têm idade igual ou superior a 80 anos.
Segundo a DGS, mais de metade dos doentes positivos ao novo coronavírus (53 por cento) têm tosse, 31 por cento febre, 18 por cento dores musculares, 19 por cento cefaleia e 13 por cento fraqueza generalizada. Há nove por cento dos doentes que apresentam dificuldade respiratória.
Portugal registou esta segunda-feira a primeira morte de um doente com Covid-19. Trata-se de Mário Veríssimo. Tinha 81 anos, era doente crónico, com problemas pulmonares, diabetes e oncológicos. Foi enfermeiro-massagista no clube Estrela da Amadora e trabalhou com Jorge Jesus durante vários anos.
Tem dúvidas sobre a COVID19?
Consulta o site https://covid19.min-saude.pt/
Continua com dúvidas sobre a COVID19?
Envia email para atendimento@sns24.gov.pt.

Tem sintomas? Suspeita ter a doença COVID19?

Ligue SNS24 808 24 24 24
Tem dúvidas sobre assistência a familiares, baixas e quarentena?
Ligue 300 502 502

Agência de Notícias com Lusa 

Comentários