Barreiro compra ventiladores para hospital do concelho

Investimento de 100 mil euros para melhorar resposta hospitalar 

A Câmara do Barreiro investiu 100 mil euros na aquisição de cinco ventiladores para o Centro Hospitalar do Barreiro Montijo, para aumentar a capacidade de resposta à Covid-19, foi  anunciado esta quarta-feira.  “Vamos disponibilizar a verba integral para compra de cinco ventiladores, sendo que dois já estão operacionais e três encontram-se em trânsito”, adiantou o presidente da Câmara do Barreiro, Frederico Rosa (PS). De acordo com o jornal o Setubalense quatro pessoas foram acompanhados no hospital Nossa Senhora do Rosário. Nenhum deles, diz o mesmo jornal, reside no concelho do Barreiro.
Autarquia ajuda hospital do Barreiro 

Segundo o autarca, o município avançou com este investimento “poder ajudar o hospital na sua capacidade de resposta ao desafio que o país está a enfrentar”.
De acordo com Frederico Rosa, “felizmente, dois aparelhos já chegaram e a previsão que o hospital tem dado para os outros três é que chegariam para a semana, só que neste momento as coisas são como são e está tudo um pouco na expectativa, mas sabemos que estes dois já são uma ajuda importante”, frisou.
Segundo Frederico Rosa, até hoje “não há casos confirmados de covid-19 em residentes” do Barreiro, que tem cerca de 78 mil habitantes, no entanto, alertou que “a realidade pode alterar-se porque é uma questão muito dinâmica”.
Neste sentido, indicou que o hospital, que também serve os concelhos vizinhos do Montijo, Alcochete e Moita, já registou “um caso confirmado, não residente no Barreiro, que esteve num quarto de pressão negativa, mas foi encaminhado para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa”. Além disso, avançou que a unidade hospitalar aguarda os resultados de outro caso suspeito.
Houve ainda, outros três doentes com casos positivos no mesmo hospital, escreve o Setubalense, que ouviu fonte hospitalar.
Na sexta-feira, a Câmara do Barreiro decretou o estado de alerta municipal e já encerrou mercados, piscinas e espaços culturais municipais, além de ter suspendido o licenciamento de esplanadas.
No Barreiro, a Câmara instalou o Posto de Comando Municipal na Escola Básica N.º 9. “Ali funcionará também a Linha de Apoio Social”, explica o presidente da autarquia, Frederico Rosa.
O posto terá 20 profissionais em permanência, aos quais se vão unir, “à medida das linhas que forem necessárias accionar”, bombeiros, profissionais do Agrupamento de Centro de Saúde do Arco Ribeirinho, forças de segurança, Segurança Social “e também uma equipa do Parque Empresarial Baía do Tejo, que integra o Plano de Contingência do concelho”, diz Frederico Rosa.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 200 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.200 morreram.
Portugal regista duas mortes de pessoas infetadas com o novo coronavírus até agora, de acordo com o segundo boletim epidemiológico da pandemia da Covid-19 divulgado na quarta-feira.
O número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 642, mais 194 do que os contabilizados na terça-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde.
De acordo com a informação divulgada sobre a situação epidemiológica de Covid-19 em Portugal, desde 1 de Janeiro foram registados 5.067 casos suspeitos.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários