Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Romaria a cavalo entre Moita e Viana do Alentejo em Abril

A maior romaria a cavalo do país faz 20 anos 

A tradicional romaria a cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, no distrito de Évora, volta a realizar-se este ano, em Abril, esperando centenas de participantes, oriundos de vários pontos do país, foi quarta-feira divulgado. A Comissão Organizadora da Romaria a Cavalo que integra as Câmaras da Moita e de Viana do Alentejo, a Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo está já a preparar mais uma edição do certame que alia o profano ao sagrado. De salientar que, após um interregno de mais de 70 anos, a Romaria foi retomada em 2001, recuperando uma tradição em que os lavradores da Moita se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.
Romaria acontece de 22 A 26 de Abril 

Trata-se da 20.ª edição da romaria, a decorrer entre os dias 22 e 26 de Abril por iniciativa das câmaras municipais da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.
Retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, a iniciativa, que "alia o profano ao sagrado", conta, anualmente, com centenas de romeiros.
Segundo os promotores, a chegada a Viana do Alentejo está marcada para o dia 25 de Abril, ao final da tarde, depois de um percurso de cerca de 150 quilómetros, com início na Moita, no distrito de Setúbal, que os romeiros percorrem durante quatro dias, pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis.
A romaria recupera uma antiga tradição de caráter religioso existente na vila da Moita, quando "os lavradores se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D´Aires", em Viana do Alentejo, para "pedirem proteção e boas colheitas", de acordo com o município alentejano.
Na edição deste ano, os participantes vão partir da vila da Moita, no dia 22, às nove da manhã, e a chegada a Viana do Alentejo está prevista para o dia 25, por volta das cinco da tarde, estando o dia seguinte reservado para várias iniciativas religiosas e recreativas junto ao Santuário de Nossa Senhora D´Aires.
Em 2011 a Romaria a Cavalo foi distinguida com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição” e, em 2013, com uma menção honrosa, na categoria “Eventos”, dos Prémios “Turismo do Alentejo”.

Agência de Notícias com Lusa 

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010