Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Carnaval do Montijo começa esta sexta-feira

Desfiles terão nove carros alegóricos e mais de 1300 participantes 

Até 25 de Fevereiro, a folia está de volta, num Carnaval que se diferencia pela autenticidade e envolvimento da população. Este ano, nos dias 23 (domingo) e 25 de Fevereiro (terça-feira), a partir das 15 horas, os Corsos de Carnaval vão contar com nove carros alegóricos e cerca de 1300 figurantes, provenientes de várias associações do concelho do Montijo, que irão desfilar num percurso pelo centro da cidade. O tema do Carnaval do Montijo, como habitualmente, é livre. “É isto que distingue o nosso Carnaval”, defende a Associação Somos Peixinho, entidade que este ano é responsável pela organização do evento. “Este Carnaval acaba por ser o mais português da região com a sua sátira política e social. Um evento popular, feito para as pessoas”, que em 2020 conta com o apoio de 60 mil euros por parte a Câmara Municipal. 
Carnaval vai ter mais participantes este ano

A folia, a diversão e a sátira voltam a ser os ingredientes principais do Carnaval do Montijo, que vai estar nas ruas do centro da cidade de 21 a 25 de Fevereiro. A entrada é livre. E a organização "espera por si para aquele que é o Carnaval mais genuíno da Margem Sul". 
Para 2020, o Carnaval do Montijo apresenta um pacote global de eventos de entretenimento, que se inicia na sexta-feira, dia 21 de Fevereiro, pelas 10 horas com o Desfile das Escolas, nas principais artérias da cidade, e que conta com a presença de duas mil crianças do Agrupamento de Escolas do Montijo e do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra.
O Corso Carnavalesco vai sair à rua nas tardes de domingo, 23 de Fevereiro, e de terça-feira, 25 de Fevereiro, a partir das 15 horas, num percurso desde a Frente Ribeirinha, passando pela Avenida dos Pescadores e terminando na Praça da República, onde se realizará um Baile Popular.
Nas edições anteriores, "foram milhares de pessoas a marcar presença nas ruas da cidade para celebrar cada dia dos Corsos Carnavalescos. É como nenhum outro na região e, com orgulho, um Carnaval de feições populares, sem muita exuberância e luxúria, mas com muita alegria e folia, num verdadeiro espetáculo animado por diversos carros alegóricos e com a participação de mais de 1300 foliões de mais de 30 clubes, associações e tertúlias da cidade e do concelho do Montijo", diz a organização.
Entre os temas possíveis a Somos Peixinho deixa no ar que, “possivelmente”, a oportunidade de “retratar o aeroporto de outra forma não vai ser deixada em branco” e o que o presidente da Câmara Municipal, assim como o presidente da Junta de Freguesia do Montijo, vão fazer parte dos personagens que integram um desfile.
“Este ano o Carnaval do Montijo recebe mais 200 participantes e mais dois carros alegóricos”. Um acréscimo que a organização caracteriza "como excelente resultado da abertura à participação de associações, fincado, pela primeira vez na história deste Carnaval, todas as freguesias representadas". 
Ao longo dos cinco dias de festa, também, em várias associações da cidade e do concelho decorrem bailes de Carnaval.
O Carnaval do Montijo é organizado pela Associação Somos Peixinho, Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Motoclube do Montijo, Clube Desportivo Cultural e Recreativo “Os Unidos”, A Quadrada ACD, A Baixa do Montijo ConVida, ANAU-Associação Náutica Montijense e o Grupo "Os Comilões”, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Carnaval do Montijo 2020 é Ecoevento
E se brincar ao Carnaval é essencial, não menos importante é brincar respeitando o meio ambiente: pela primeira vez o Carnaval do Montijo será um Ecoevento. A Junta da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, em parceria com a Amarsul e com o apoio voluntário de jovens de uma turma de 11º ano da Escola Secundária Jorge Peixinho, "vai implementar um sistema de recolha seletiva de embalagens durante o evento e sensibilizar os participantes e o público presente para boas práticas de prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos", revela a autarquia do Montijo em comunicado.
Posteriormente, o material recolhido "será encaminhado para tratamento e valorização na Central de Triagem da Amarsul. Os desperdícios resultantes dos carros alegóricos serão, igualmente, recolhidos e encaminhados. Em função da quantidade entregue, parte da receita da reciclagem irá reverter para uma instituição ou projeto social da freguesia", explica o mesmo comunicado.

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010