Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Campeonato das Profissões leva 400 jovens a Setúbal

Provas que simulam situações reais de trabalho num total de 44 profissões

O Instituto de Emprego e Formação Profissional  promove, na cidade de Setúbal,  de 9 a 14 de Fevereiro, mais uma edição do Campeonato Nacional das Profissões – Skills Portugal, uma iniciativa que conta com a participação de cerca de 400 jovens de todo o país. Os jovens que obtiverem uma medalha de ouro vão representar Portugal na 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, em Setembro, na Áustria. O campeonato visa promover o talento e as competências dos jovens, chamar a atenção para a importância da formação profissional e divulgar a a oferta existente em Portugal. A cerimónia de abertura terá lugar no dia 9 de Fevereiro, pelas 17 horas, no Cais 3 do Porto de Setúbal.
Setúbal recebe evento a partir de domingo

O Campeonato das Profissões é uma iniciativa dirigida a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional. Pretende demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho que são avaliadas por júris altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).
Nas instalações do Serviço de Formação Profissional do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, os jovens vão disputar um lugar no pódio, mostrando as suas competências em provas que simulam situações reais de trabalho num total de 44 profissões.
Os concorrentes que alcançarem a medalha de ouro irão depois representar Portugal na 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro em Graz, na Áustria, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Xangai, China, em Setembro de 2021.
O evento integra também um conjunto de seminários sobre temáticas no domínio da formação, como orientação profissional, igualdade de género na escolha das profissões, bem como a evolução das profissões e as exigências do mercado de trabalho.
Mas os Campeonatos das Profissões visam, ainda, "a promoção do ensino e formação profissional enquanto via de aprendizagem de primeira escolha, seja para a inserção no mercado de trabalho, seja para o prosseguimento dos estudos", diz a organização.
O SkillsPortugal, Setúbal 2020 será um espaço de inspiração, informação e orientação para jovens, encarregados de educação e educadores.
As competências exigidas por cada profissão, o desenvolvimento pessoal proporcionado pela formação, a oferta formativa nacional, as oportunidades de carreira nos diferentes setores de atividade e as prioridades do país nos domínios da inovação, crescimento económico e coesão social são algumas das questões que poderão ser esclarecidas nesta grande mostra das profissões nas seguintes grandes áreas: construção civil e obras públicas, artes criativas, gestão e tecnologias da informação, produção, engenharia e tecnologia, serviços sociais, pessoais e turismo, transporte e logística.
As provas abertas ao público decorrem a 10 de Fevereiro das 13 às 18 horas. No dia 11 e 12 de Fevereiro decorrem das 10 às 18 horas e no dia 13 das 10 à uma da tarde. 

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010