Moita e Setúbal mostraram turismo local à Europa

Gastronomia, natureza e património fluvial da região chegam a Espanha 

O Turismo de Natureza e a Gastronomia centram, em 2020, a estratégia de branding do município de Setúbal para apresentar e promover, nos mercados nacionais e internacionais, a região enquanto destino turístico de excelência. Esta estratégia de afirmação e divulgação foi posta em prática logo no início do ano na Vakantiebeurs, feira de turismo realizada entre os dias 9 e 13 de janeiro, em Utrecht, nas Holanda, com cerca de 100 mil visitantes a passarem no evento no qual Setúbal participou pela primeira vez com pavilhão próprio. Seguiu-se a participação na Feira Internacional de Turismo, em Madrid, Espanha, que terminou neste fim de semana, onde também participou a Moita que promoveu património fluvial do Tejo. A autarquia já trabalha no Festival Marítimo de Pasaia [na Espanha] que, em Maio deste ano, terá Portugal como país convidado, e a Moita como autarquia convidada especial do município basco de Pasaia.
Setúbal levou o melhor da cidade à FITUR 

A  maior feira de turismo da Europa, que decorreu até domingo, na qual Setúbal marca presença pelo sexto ano consecutivo, é um dos maiores eventos turísticos a nível europeu, com cerca de 200 mil visitantes.
Este ano, o destaque no pavilhão de Setúbal foi para as ações de showcooking ao vivo promovidas pelo restaurante Taberna do Largo, que proporcionam uma autêntica viagem pelos sabores da região. À gastronomia acresce a descoberta de uma vasta oferta de opções na esfera do Turismo de Natureza.
Estas singularidades que fazem da região um destino turístico único de excelência foram dadas a conhecer, no dia 22, na abertura da Feira Internacional de Turismo, em Madrid, à secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e ao presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, em visita ao pavilhão setubalense.
Neste dia, foi igualmente apresentado o novo portal do turismo de Setúbal, o visitsetubal.com, página de internet disponível, de momento, em português, inglês e espanhol, que sugere ao visitante uma viagem por áreas que mais marcam o quotidiano do concelho.
A promoção de Setúbal naquela que é uma das mais importantes feiras de turismo da Europa é uma ação articulada entre a Associação da Baía de Setúbal e o município, com várias colaborações, entre as quais a Taberna do Largo, as Conservas Belmar, as Ostras Découverte, a Pastelaria Abrantes e a Queijaria Simões.
A feira constitui ainda um ponto de contacto órgãos de comunicação social, bloggers e empresas, nesta caso incluindo as adegas Ermelinda Freitas, José Maria da Fonseca, Cooperativa de Palmela e Camolas e os operadores Setúbal Alive, Sistemas de Ar Livre, Rotas do Sal, In Arrábida e Bolhas.
Depois da feira de Madrid, Setúbal continua em Espanha, desta feita para participar, pela primeira vez, na Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, a realizar entre os dias 5 e 9 de Fevereiro, em Ourense, com ações de degustação no âmbito da marca Setúbal, Terra de Peixe.
A estratégia promocional do município para 2020 passa também pela participação, em território nacional, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a decorrer entre 11 e 15 de Março na Feira Internacional de Lisboa.
Neste evento, Setúbal volta a participar com pavilhão próprio, o maior de sempre, com 36 metros quadrados, dedicado ao Turismo de Natureza, e também marca presença no pavilhão da Região de Turismo de Lisboa, neste caso para se apresentar na esfera da gastronomia com a marca Setúbal, Terra de Peixe.
No calendário de participações, destaque ainda para a presença de Setúbal no Salão Mundial de Turismo de Paris, de 12 a 15 de Março, em participação igualmente em pavilhão próprio que, como habitualmente naquele certame parisiense, centra a aposta em ações direcionadas para o Turismo de Natureza.
Já em Setúbal, a 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, está agendada a realização da 1.ª Conferência sobre o Turismo de Setúbal, encontro com a participação de vários oradores nacionais e internacionais e no qual é feito o balanço da evolução turística na região na última década.
Em matéria de turismo, ao longo do ano, estão já agendadas diversas fam trips em Setúbal com jornalistas, bloggers e operadores turísticos internacionais.

Moita promove património fluvial em Madrid
Moita vai estar em destaque no festival marítimo de Pasaia  
O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, também participou Feira Internacional de Turismo de Madrid. A convite da Alcaldesa do Município de Pasaia, o autarca promoveu a participação portuguesa no Festival Marítimo de Pasaia, que se realiza de 28 de Maio e 1 de Junho. 
Rui Garcia apresentou o Município da Moita e as suas tradições relacionadas com o rio, salientando que “o nosso crescimento e desenvolvimento esteve ligado aos transportes marítimos e fluviais e à construção naval”.
Recordou que “este património histórico riquíssimo e identitário esteve quase a desaparecer há 50 anos. Com os transportes rodoviários, os barcos perderam a sua função económica. Orgulho-me de dizer que o Município da Moita esteve na vanguarda de um trabalho, que dura há muitos anos, de recuperação deste património, dando-lhe vida e novas funções”. Rui Garcia referiu que “hoje temos uma centena de barcos tradicionais de novo a navegar no Tejo para lazer e com uma função económica ligada ao turismo”, disse Rui Garcia.
“Estamos a fazer tudo para preservar os barcos e a arte de os construir. Encontrámos em Pasaia uns irmãos com a mesma vontade de defender este património”, concluiu o autarca na apresentação na capital espanhola.
Recorde-se que, na sequência da participação da Associação Basca Albaola e de representantes do município de Pasaia no IV Encontro de Culturas Ribeirinhas, realizado nos dias 25, 26 e 27 de Outubro, no concelho da Moita, a autarquia foi convidada a visitar aquela localidade basca e a conhecer o importante trabalho ali realizado na preservação do património naval, bem como o trabalho preparatório do Festival Marítimo de Pasaia que, em 2020, terá Portugal como país convidado. No âmbito da parceria entre os dois municípios, o concelho da Moita será o convidado português no Festival Marítimo de Pasaia.
De salientar que o presidente da Câmara da Moita convidou a Alcaldesa do município de Pasaia a visitar o concelho da Moita a 4 e 5 de Março, ocasião em que será assinado um protocolo de parceria no âmbito da preservação da construção naval tradicional.

Agência de Notícias
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários