Grândola mostra o que de melhor se faz no concelho

Surf, gastronomia e música em destaque na 1ª edição da Expo-Alentejo em Elvas 

De 30 de Janeiro a 2 de Fevereiro o município de Grândola leva a Elvas o que de melhor se faz no concelho. Surf, doçaria, vinhos e música do concelho do distrito de Setúbal vão marcar presença na 1ª edição da Expo-Alentejo que se realiza no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas com a participação de 22 autarquias e cerca e 80 expositores. Ainda em Grândola, a 1ª edição de 2020 das Semanas Gastronómicas decorre de 31 de Janeiro a 9 de Fevereiro. À mesa dos 11 restaurantes aderentes vão ser servidas mais de três dezenas de sopas e açordas tão características da gastronomia da região.
Grândola marca presença na Expo-Alentejo 

A iniciativa do município de Elvas pretende ser uma mostra das diferentes áreas económicas da região. Gastronomia, artesanato, cultura, produtos endógenos, oferta turística, indústrias tradicionais e inovadoras, agricultura e projectos agrícolas são os temas que farão parte integrante do evento.
No stand dinamizado pelo município de Grândola, situado na nave 3, dar-se-á a conhecer aos visitantes as características ímpares do nosso território.
O espaço do município vai "contar com a participação das escolas de surf - Imagine Surf School e Surf in Comporta no dia 31. O sábado, dia 1, será dedicado à doçaria com destaque para o showcooking com Natividade Silva que irá confeccionar queijadas de batata-doce, um produto endógeno do concelho. No último dia do certame além da presença dos produtores de vinho do concelho, está agendada a atuação do grupo de música “Falta Um” no palco de atuações", explicou a Câmara de Grândola em comunicado.
Ainda em Grândola, a 1ª edição de 2020 das Semanas Gastronómicas decorre de 31 de Janeiro a 9 de Fevereiro.
À mesa dos 11 restaurantes aderentes vão ser servidas mais de três dezenas de sopas e açordas tão características da gastronomia da região.
Nas ementas dos restaurantes A Coutada, Armazém Central, A Taberna, Café do Zuca, Café Triunfo, Cantinho do Futuro, Casa de Pasto, Espaço Garret, Sabores da Praça, Taberna Justense e Taberna d´Vila há “Açorda de tomate com bacalhau e ovos, “Açorda de tomate com barriga de porco crocante, chalotas, maionese de pimentos e hortelã da ribeira”, “Sopa de “entulho” com carne e enchidos”, “Açorda de poejo”, “Sopa de acelgas com feijão e carne de porco” e “Açorda de espinafres com amêijoas” entre muitas outras deliciosas sugestões.
As Semanas Gastronómicas são promovidas pelo Município de Grândola e dão a conhecer e a saborear ao longo do ano os produtos mais característicos de cada mês. 

Mais de três dezenas de expositores na I Expo Alentejo
O certame que decorrerá no Centro de Negócios Transfronteiriço e onde estarão presentes mais de três dezenas de expositores.
Segundo a autarquia de Elvas, “o certame pretende dar a conhecer o que de melhor tem o Alentejo e junta participantes de diversos sectores de actividade, podendo os visitantes ficar a conhecer desde a cultura às tradições, da gastronomia ao artesanato, do folclore aos trajes típicos, dos produtos endógenos às ofertas turísticas, das indústrias tradicionais às inovadoras, da agricultura tradicional aos projectos agrícolas pioneiros”.
De salientar que o programa do evento contempla conferências sobre diversos temas, entre os quais: “Ensino Superior como motor do desenvolvimento regional”, “A agricultura como motor do desenvolvimento económico do Alentejo”; “O Turismo sustentável na valorização e dinamização dos destinos turísticos” e “Caminhos de Santiago, Alentejo e Ribatejo” e “Pedras Naturais do Alentejo”.
"É uma mostra do melhor do Alentejo, muito virada para esta zona de fronteira, para que haja aqui uma oportunidade de se ir criando uma montra do que de melhor se faz na nossa região”, explicou o presidente do município, Nuno Mocinha, em declarações à agência Lusa.
Trata-se de uma mostra de diversos sectores de actividade do Alentejo, da cultura às tradições, da gastronomia ao artesanato, do folclore aos trajes típicos, dos produtos endógenos às ofertas turísticas, das indústrias tradicionais às inovadoras e da agricultura tradicional aos projectos agrícolas pioneiros.
“Esta primeira edição está a ter muito boa aceitação por parte dos municípios e de empresas, estando já garantidos cerca de 40 expositores”, disse o autarca.
O programa conta com um conjunto de colóquios, em que vão ser debatidos temas como o ensino superior, aeronáutica, agricultura, turismo e as pedras naturais.

Agência de Notícias
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários