Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Setúbal prepara alunos para alterações climáticas

Campanha decorre até final do mês em escolas da cidade 

Um projeto que pretende consciencializar os alunos do ensino básico de Setúbal para a adoção de comportamentos que visem a adaptação e mitigação de riscos face às alterações climáticas arrancou, dia 13 de Janeiro, na Escola Básica de Aranguez. O projeto, intitulado “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”, a decorrer até dia 31, divulga medidas de autoproteção necessárias perante catástrofes naturais, caso de cheias, incêndios, tempestades e ondas de calor, fenómenos que se vão tornar mais frequentes e intensos com as alterações climáticas.
Bombeiros participam na ação de sensibilização 

A iniciativa, repartida em sessões pedagógicas, tanto na Escola Básica de Aranguez, onde começou ontem, como na Escola Secundária Sebastião da Gama, conta com a participação de elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, dinamizador do projeto, bem como do Centro Hospitalar de Setúbal, do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e do Instituto Ricardo Jorge – Polo de Águas de Moura.
Ao longo das duas semanas, os alunos têm a oportunidade de visitar mais de uma dezena de bancas temáticas, que têm como finalidade sensibilizar para a importância da adoção de comportamentos essenciais para a adaptação e mitigação de riscos resultantes das atuais alterações climáticas registadas no planeta.
O projeto enquadra-se no programa municipal “Comunicação e Sensibilização em Cenário de Risco Associados às Alterações Climáticas”, convergente com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, para gerar participação, divulgação e sensibilização junto da população do concelho sobre esta problemática.
O município de Setúbal encontra-se preparado com estratégia, planeamento e recursos tecnológicos e humanos, para dar resposta a potenciais riscos, trabalho que foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas, em 2017, com a certificação de Setúbal como Cidade Resiliente.
O “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas” inclui, igualmente, a participação de elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e da Autoridade Marítima Nacional, através do Comando de Setúbal da Polícia Marítima.
No decurso desta ação de sensibilização, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e a Polícia Marítima participam, respetivamente, com uma viatura e uma mota de água com o objetivo de dar a conhecer o seu trabalho preventivo e reativo para os riscos coletivos e socorro de pessoas.
Para o último dia do projeto, 31 de Janeiro, está prevista a inauguração de um mural alusivo à temática das alterações climáticas, na Escola Básica de Aranguez, assinado por Smile, como é conhecido o street artist Ivo Santos.
O projeto “Comunicação e Sensibilização em Cenário de Risco Associados às Alterações Climáticas” tem financiamento europeu no âmbito do programa PO SEUR, através do Portugal 2020.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
www.adn-agenciadenoticias.com

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010