Sabores regionais temperam ceia sustentável em Setúbal

Um jantar de Natal para ajudar "quem mais precisa" 

Sabores típicos da região de Setúbal combinados com técnicas e ingredientes sustentáveis é a base criativa de um jantar de Natal, esta terça-feira, na Casa da Baía, em Setúbal, que adiciona ainda uma componente social. Caldeirada de peixe e marisco da costa sadina servida no interior de concha de sapateira é uma das propostas surpreendentes que chegam à mesa do Jantar de Natal Sustentável, confecionado e servido por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, numa coorganização com a Câmara sadina. A refeição, servida a partir das 20 horas, é composta por cinco pratos com sabores da região de Setúbal.
Jantar acontece esta noite na Casa Baía 

Nas entradas, ostra do Sado com granizado de maçã riscadinha de Palmela, fusão colocada dentro da casca do próprio molusco, um pão recheado com chouriço das Lagameças e queijo de Azeitão e mil folhas de choco de Setúbal com marmelos.
O prato principal é do mar. Uma caldeirada de peixe e marisco da costa, como raia, sapateira, mexilhão e pata roxa, com batata doce da Comporta, enriquece o menu, que termina com uma sobremesa adoçado por queijadas de moscatel com gelado de ervas da Arrábida, complementada com doces de Natal.
O evento gastronómico desta terça-feira tem como principal mote "a sustentabilidade e o reaproveitamento dos ingredientes confecionados, numa política de desperdício reduzido", explica a Câmara de Setúbal que adianta ainda que este "princípio estende-se ao custo de vinte euros do jantar, com metade da receita a reverter a favor de uma causa social", sem no entanto explicar qual é a "causa".
Este evento gastronómico realiza-se no âmbito da marca Terra de Peixe, que, desde 2015, "divulga a gastronomia sadina e estimula a restauração local e a sua participação em atividades do concelho enquanto destino turístico de excelência", conclui a nota da autarquia sadina.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários