Palmela, um destino turístico em crescimento na região

Autarquia "estabiliza" Castelo de Palmela e anuncia museu ferroviário em Pinhal Novo 

No ano em que Palmela assinala 30 anos de investigação das Ordens Militares, mais de 200 pessoas marcaram presença na última edição do Fórum Turismo Palmela para debater e partilhar conhecimento em torno do tema “As Ordens Religioso-Militares na Valorização dos Destinos Turísticos”. A importância que o património histórico e cultural pode assumir no desenvolvimento turístico de um território foi uma ideia transversal às intervenções apresentadas neste Fórum, que já é uma referência na agenda anual do concelho e da região. O responsável da pasta do Turismo, no concelho diz que "Palmela é um destino turístico com crescente notoriedade". A autarquia garante que "investiu" 12 milhões neste setor com destaque para intervenção nas encostas do Castelo de Palmela e no Núcleo Museológico Ferroviário de Pinhal Novo, previsto para a antiga estação. 
Palmela é cada vez mais procurada por turistas 

Na sessão de abertura, o vice-presidente do município de Palmela, Adilo Costa, começou por referir que o trabalho municipal em torno das Ordens Militares levou o Município "a assumir o desafio de continuar a aprofundar a reflexão em torno do Património Cultural", tema já trabalhado em 2018, Ano Europeu do Património Cultural.
Adilo Costa recordou ainda que, nas últimas décadas, o município de Palmela "tem incentivado a investigação, a produção de conhecimento e a publicação de uma extensa bibliografia sobre Ordens Militares, sendo considerado, internacionalmente, como uma referência neste campo".
Ao longo de vários séculos, e até à sua extinção (séc. XIX), Palmela foi sede histórica da Ordem Militar de Santiago. A presença dos freires-cavaleiros em Palmela deixou profundas marcas culturais, sociais e económicas no território, assim como um vasto e rico património, que tem vindo a ser investigado e valorizado por parte do Município de Palmela.
A par do trabalho desenvolvido noutros segmentos turísticos, como o enoturismo e o turismo de natureza, e tendo como elemento âncora o Castelo de Palmela - Monumento Nacional desde 1910 - Palmela tem vindo a apostar na valorização do seu património enquanto experiência turística.

Investimento municipal de 12 milhões no turismo 
Neste contexto, o vereador do Turismo, Luís Miguel Calha, frisou que um dos objetivos da estratégia municipal é, precisamente, "a criação de ativos turísticos a partir de recursos endógenos associados historicamente à Ordem de Santiago".
O autarca sublinhou ainda que "Palmela é um destino turístico com crescente notoriedade", Luís Miguel Calha destacou o forte investimento municipal na área do Turismo. Com 37 candidaturas a fundos comunitários e outros financiamentos externos em curso, que direta ou indiretamente estão ligados à atividade turística, um investimento global na ordem dos 21 milhões de euros, com investimento próprio de 12 milhões de euros, pela Câmara Municipal, o autarca destacou a intervenção nas encostas do Castelo de Palmela, assim como a criação de melhores acessibilidades, que vai permitir transformar este monumento num "exemplo ao nível das acessibilidades, bem como o Núcleo Museológico Ferroviário de Pinhal Novo, previsto para a antiga estação dos caminhos-de-ferro.
No âmbito da programação cultural, a continuidade do projeto Almenara, em parceria com o município de Lisboa, vai assegurar a dinamização de iniciativas culturais que potenciam o conhecimento da história do Castelo de Palmela.
Para além destas e outras ações que têm vindo a consolidar a vocação turística do concelho de Palmela, a Câmara Municipal, numa lógica de trabalho conjunto com parceiros e agentes turísticos locais, está empenhada em continuar a acrescentar valor à oferta turística. Nesta senda, está o desenvolvimento de novas produtos turísticos em torno do Caminho de Santiago e "o lançamento de uma rota turística cultural em torno das Ordens Religioso Militares", um desafio que o município de Palmela irá propor a outros territórios.
O Fórum Turismo Palmela contou também com as intervenções de representantes das Câmaras Municipais de Serpa, Tomar, Avis e Aracena, Universidade Nova de Lisboa, Direção-Geral do Património Cultural, Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Museu Municipal do Crato e Associação de Hotelaria de Portugal.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários