Câmara da Moita recebida na cidade basca de Pasaia

Tradições marítimas ligam a história dos dois municípios

Na sequência da participação da Associação Basca Albaola e de representantes do município de Pasaia no IV Encontro de Culturas Ribeirinhas, realizado em Outubro, no concelho da Moita, a Câmara Municipal foi convidada a visitar aquela localidade basca e a conhecer o importante trabalho ali realizado na preservação do património naval, bem como o trabalho preparatório do Festival Marítimo de Pasaia que, em 2020, terá Portugal como país convidado.
Rui Garcia recebido em Pasaia, no País Basco 

Esta visita decorreu no quadro da estreita colaboração que tem vindo a ser estabelecida entre as duas localidades, partindo do objetivo comum de preservação do património náutico e da construção naval.
O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, foi recebido na quarta-feira, na sede do município de Pasaia, pela “Alcaldesa” Izaskun Gómez. A autarca basca ofereceu à Câmara da Moita uma gravura e várias publicações sobre a história local. Rui Garcia fez questão de retribuir com a oferta de uma publicação e de uma pintura relativa ao Cais da Moita.
Ambos os autarcas realçaram a importância da história e tradição marítima que une as suas regiões, ficando em aberto um trabalho conjunto, com a participação no Festival Marítimo de Pasaia e também no projeto Moita Património do Tejo.
Esta visita faz parte da colaboração estabelecida entre duas culturas marítimas até a próxima edição do Festival Marítimo de Pasaia, que será realizado em Maio de 2020. Isso foi afirmado pelo governador, referindo-se à relação criada por esse evento entre País Basco e Portugal, país convidado na programação em que já está trabalhando. 
Izaskun Gómez lembrou que Portugal tem "uma grande história e tradição ligada ao mar", algo que pode ser visto no evento do próximo ano.
No âmbito desta visita, a delegação portuguesa teve ainda oportunidade de conhecer o trabalho realizado na Factoria Maritima Vasca e o seu projeto de construção da réplica do galeão “San Juan”.

Agência de Notícias com Câmara da Moita 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários