Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

União das Freguesias de Pegões celebrou aniversário

"É essencial descentralizar meios e recursos para as freguesias" 

A União das Freguesias de Pegões celebrou o seu sexto aniversário, no polo da junta em Santo Isidro de Pegões, com uma sessão solene que contou com a apresentação do livro “A Colónia Agrícola de Pegões” e com a homenagem aos voluntários da freguesia. Antes destes momentos, houve lugar aos discursos oficiais com o presidente de Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pegões, António Miguens, a salientar a importância histórica do Colonato de Pegões, apelando ao presidente da câmara para “que a revisão do Plano Diretor Municipal não permita a descaracterização deste património” e solicitando, também, algumas obras estruturantes para a freguesia como o Centro Escolar de Pegões.
Autarcas festejam aniversário de freguesia 

Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, assegurou que a autarquia está sempre disponível para “encontrar, em conjunto com os autarcas e a população, soluções para aumentar a qualidade de vida da freguesia".
Nesta lógica, disse o autarca, "tem sido por isso essencial descentralizar meios e recursos para as freguesias e vamos continuar a fazê-lo, por exemplo, com a criação dos Espaços do Cidadão. Assumimos que só assim as autarquias podem responder em proximidade, em diálogo com as pessoas e a favor das pessoas".
Como referido, o evento contou com a apresentação do livro “A Colónia Agrícola de Pegões” de Sara Pereira, professora de história do ensino básico e secundário. A obra é a sua tese de mestrado e, como a própria afirmou, pretende ser “um contributo para contar o que se passou no Colonato de Pegões, onde um conjunto de pessoas, que vieram de todo o país, fizeram uma obra fantástica. Gostava, também, que fosse um contributo para que este local nunca perca a sua identidade”.
Para lá da apresentação do livro, o 6.º aniversário da União das Freguesias de Pegões contou com a homenagem às voluntárias e voluntário que diariamente colaboram com a junta e com a inauguração da exposição de pintura do artista local Armando Padilla, que está patente na sede da Junta da União das Freguesias de Pegões.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 
www.adn-agenciadenoticias.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010