Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Município de Palmela organiza Concurso de Doçaria

Doces à prova no dia 9 de Novembro 

Estão abertas as inscrições para o próximo Concurso Doçaria de Palmela que terá lugar, pelas 11 da manhã do próximo dia 9 de Novembro, na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Estarão a concurso doces de colher, de fatia, doce seco ou biscoito numa mostra dos muitos sabores presentes na Doçaria de Palmela. As inscrições estão abertas até ao dia 7 de Novembro. O moscatel de Setúbal é a estrela de mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos, que decorrem de 8 a 10 e de 15 a 17 deste Mês. Ao todo são 24 os restaurantes que “vão dar o seu toque pessoal e de modernidade a uma das iguarias mais tradicionais do concelho”, explica a autarquia palmelense em comunicado. Para reconfortar ainda mais os estômagos, os restaurantes aderentes apresentam também várias sobremesas.

Melhor doce de Palmela conhecido no sábado 

No dia do concurso, os doces estarão expostos ao público sendo apreciados e analisados “por um júri composto por representantes da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, da Confraria Gastronómica de Palmela, da Câmara de Palmela, da Junta de Freguesia de Palmela e da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa", diz a Câmara de Palmela.
Ingredientes, sabor, apresentação, confeção e criatividade são alguns dos factores que o júri irá ter em conta aquando da respectiva avaliação.
A cerimónia de entrega de prémios terá lugar logo após realização do concurso.
Promovido pela Câmara de Palmela, com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, o Concurso Doçaria de Palmela "visa a valorização da Doçaria de Palmela enquanto produto turístico e é uma das iniciativas de promoção enquadrada no programa 'Palmela, Experiências com Sabor' que, ao longo do ano, através dos Fins de Semana Gastronómicos, convida o público a conhecer (e provar) alguns dos sabores que distinguem o legado gastronómico local", sublinha a autarquia.
Em Novembro, de 8 a 10 e de 15 a 17, o Moscatel de Setúbal será o tema da ultima edição dos Fins de Semana Gastronómicos em 2019.
Os especialistas que queiram colocar “à prova” as suas iguarias “devem formalizar a sua inscrição até ao próximo dia 7 de Novembro, através do contacto telefónico 212 334 398, do email ou presencialmente na Casa Mãe da Rota de Vinhos.” Podem participar nesta iniciativa particulares e representantes de empresas.

Amor Salgado venceu em 2018 
Há um ano, estiveram 22 doces a concurso. “Amor Salgado”, produzido por Cegas Tradições, foi o vencedor do Prémio Absoluto do Concurso de Doçaria de Palmela. 
Na entrega de prémios, o vereador Luís Miguel Calha sublinhou  que os objetivos que levaram à criação do programa 'Palmela, Experiências com Sabor!'. O evento decorre durante todo o ano e serve para "preservar a gastronomia e os saberes tradicionais, valorizar os produtos endógenos e estimular a inovação", lembra o responsável pelo turismo em Palmela. 
As iniciativas ligadas à gastronomia e ao enoturismo "têm sido fulcrais no aumento exponencial da atratividade do concelho" que afirma Luís Miguel Calha, "está na moda".

Agência de Notícias com Câmara de Palmela
Leia outras notícias do dia em 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010