Setúbal com campos desportivos renovados

Cidade requalificou campo Municipal Vítor Batista

Três renovados equipamentos desportivos que reforçam a qualidade da oferta no concelho de Setúbal foram inaugurados, numa cerimónia com a presença de Pedro Pauleta e de outros dirigentes desportivos. Esta operação, num investimento de meio milhão de euros, foi suportada financeiramente pelo grupo Supera, no âmbito das contrapartidas contratuais pela instalação de um megacomplexo desportivo, em construção na zona da Praça de Portugal. O antigo jogador setubalense Vítor Batista dá o nome ao renovado campo municipal da Cova da Canastra, que, após obras de requalificação, ficou dotado de relvado sintético de última geração e de vedação nova em todo o perímetro, bem como de bancadas e balneários requalificados. "Esta é uma homenagem merecida da cidade" ao ex-jogador do Vitória, Benfica e Seleção Nacional.  
Cidade melhora infraestruturas desportivas  

A aquisição de novas balizas e de novos bancos de suplentes, o reforço da iluminação e a melhoria dos acessos foram também contemplados na requalificação do Campo Municipal Vítor Batista, num investimento total de 380 mil euros.
Na cerimónia de inauguração, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, recordou o antigo jogador como “especial”, cuja memória deixada faz parte do património ligado a Setúbal.
“Essa é a memória que hoje aqui fixamos, neste campo de futebol que agora leva o nome do menino pobre que se fez jogador rico. Recordamos hoje neste campo o homem e o jogador que foi. Com toda a justiça damos o nome dele a este renovado campo”, afirmou.
Perante os olhares atentos dos irmãos do antigo jogador, Idaliano e Eduardo, e de outros familiares, a autarca destacou Vítor Batista “como setubalense de corpo inteiro”, que “no campo sabia sempre de onde partia e onde queria chegar” e fora dele “tropeçava nas barreiras que ia encontrando pelo caminho”.
Na cerimónia de inauguração do Campo Municipal Vítor Batista, estiveram o diretor da Federação Portuguesa de Futebol Pedro Pauleta, o presidente do Vitória Futebol Clube, Vítor Hugo Valente, e o vice-presidente do Benfica Domingos Almeida Lima, os dois clubes que jogador representou em vida.
“É uma justa homenagem de Setúbal a Vítor Batista. Não tive oportunidade de o ver jogar, mas já vi imagens e ouvi muitas histórias dele. É um jogador que toda a gente conhece no mundo do futebol. Por isso, é uma satisfação enorme estar aqui presente”, referiu Pedro Pauleta.
Já Vítor Hugo Valente e Domingos Almeida Lima recordaram os tempos em que viram Vítor Batista dentro das quatro linhas enquanto jogador do Vitória e do Benfica.
“Com a qualidade do Vítor no futebol de hoje, seriam poucos os que se poderiam chegar-lhe”, afirmou Vítor Hugo Valente, que ofereceu aos irmãos do antigo jogador e a Maria das Dores Meira camisolas com o nome de Vítor Batista.
Para Domingos Almeida Lima, que recordou que “O Maior” fez 64 golos em 150 jogos de águia ao peito, “se surgisse agora, como jogador de futebol não teria preço. Aliava à capacidade física, quase ultra-humana, uma capacidade técnica fantástica”.
O Campo Municipal Vítor Batista, gerido pela autarquia e utilizado pelos clubes S. Domingos e Sadinos, visa criar uma nova centralidade com uma oferta desportiva de qualidade numa zona desfavorecida da cidade e promover, de forma inovadora, o desenvolvimento desportivo do concelho e o apoio ao movimento associativo.

Melhor iluminação nos Campos de Ténis de Vanicelos
No decorrer da manhã do dia 26 foram ainda inaugurados mais dois equipamentos desportivos renovados, que reforçam a qualidade da oferta no concelho de Setúbal, nas Amoreiras e em Vanicelos.
Os Campos de Ténis de Vanicelos receberam piso, redes e vedações novas, além de as antigas luminárias terem sido substituídas por iluminação LED.
Uma intervenção com um custo de cerca de 80 mil euros, que, para a Câmara de Setúbal, requalifica “com grande apuro” um equipamento desportivo degradado pela ação das raízes da florestação envolvente.
A cerimónia contou, nomeadamente, com a presença do gerente da Academia de Ténis de Setúbal, Pedro Coquenim, a entidade gestora dos campos, que instalou dois monoblocos climatizados, onde funcionam um “club house” e os balneários do complexo.
Para Maria das Dores Meira, “estão criadas as condições de prática do ténis de elevada qualidade, com mais conforto, num dos mais bonitos parques verdes da cidade, resultantes do empenho do concessionário, mas também da procura municipal de dotar Setúbal dos melhores equipamentos” para a prática desportiva.

Polidesportivo das Amoreiras com desporto para todos 
Já no Polidesportivo das Amoreiras, gerido pela APPACDM de Setúbal, representada pelo presidente, José Salazar, as intervenções tiveram como objetivo travar a degradação do equipamento e melhorar as condições da prática desportiva, com a colocação de relva sintética e de balizas novas e a pintura de muro, num investimento de cerca de 23 mil euros.
Para a autarca, a entrega deste polidesportivo à APPACDM, “permitirá o desenvolvimento de atividades com os seus utentes e uma utilização regrada do espaço por parte dos munícipes em geral”.
Maria das Dores Meira considera que esta zona da cidade ficou agora com mais e melhores condições para a prática desportiva.
“Tenho o dever de agradecer à Supera, empresa que, através da construção do novo Complexo Desportivo Municipal Supera Setúbal, a inaugurar em 2020, na Praça de Portugal, viabilizou a requalificação destes três campos, assim como as beneficiações de outros equipamentos desportivos”, concluiu.
No âmbito destas contrapartidas com a Supera, será ainda construído o novo skate parque de Setúbal, na zona norte da Algodeia.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal
Leia outras notícias do dia em 

Comentários