Montijo volta ao tempo de Aldeia Galega

Feira Quinhentista volta ao coração de Aldeia Galega no fim de semana

Este fim de semana, 6 a 8 de Setembro, o centro da cidade do Montijo volta a fazer uma viagem ao passado, até aos tempos em que era Aldeia Galega, com a sexta edição da Feira Quinhentista de Aldeia Galega. As imagens, os sons, as histórias de outros tempos regressam para surpreender montijenses e visitantes, num evento que vai envolver dezenas de participantes e no qual são esperadas largas centenas de visitantes. Torneios, recriações de factos históricos e lendas, danças, música, comida, bebida, animações de rua e tendas de mercadores: tudo dedicado aos tempos medievais. São estas algumas das atividades que vai encontrar na Feira Quinhentista de Aldeia Galega. 
Feira Quinhentista começa esta sexta-feira 

Três dias de animação de rua com tendas de mercadores, torneios medievais, recriações de factos históricos e lendas, danças e música medievais, beberes e comeres de outra época, entre muitas outras atividades.
A VI Feira Quinhentista de Aldeia Galega vai iniciar esta sexta-feiras, a partir das 17 horas com a arruada e desfile pelas ruas. Às 23h30 chega o espetáculo de fogo ao palco do Coreto, na Praça da República.
No dia seguinte, sábado, acontece um dos pontos altos do evento: o torneio de liça, com exercícios de combate apeado e a cavalo, às 22 horas (com uma repetição à mesma hora no domingo).
No domingo, 8 de Setembro, o último dia do evento, há um cortejo com cavaleiros, nobres e donzelas, que começa na Avenida dos Pescadores às 17 horas, antes da demonstração de aves de rapina (19 horas) e das danças medievais (21 horas).
Torneios de armas, música, teatro de rua, arruadas e desfiles medievais são apenas algumas das muitas iniciativas que prometem muita animação. "A feira pretende enquadrar os seus visitantes num ambiente de realização dos ofícios de época, de visita de mercadores de outras paragens, de tascas e tavernas com vários folguedos de dança, música, poesia, saltimbancos e teatro", explica a Câmara do Montijo em comunicado. 
“A atratividade de uma desenvolvimento social, cultural e económico é potenciada por eventos como este. A Feira Quinhentista é claramente um sucesso nesse sentido”, afirma Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo.
Todos os dias, vai ainda haver tendas com comida e bebida inspiradas nos tempos medievais. A entrada na Feira Quinhentista de Aldeia Galega (o nome da cidade do Montijo nos tempos medievais) é livre. Consulte a programação completa na página da Câmara do Montijo.
A organização do evento é da Câmara do Montijo, em parceria com a Alius Vetus – Associação Cultural História e Património.

Comentários