Almada dinamiza Semana Europeia da Mobilidade

Caminhadas, passeio de bicicleta e "viagens a troco de lixo" animam concelho 

De 16 a 22 de Setembro, Almada, juntamente com milhares de outras cidades de todo o mundo, dinamiza mais uma edição da Semana Europeia da Mobilidade, a maior e mais importante campanha mundial de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável. Sob o tema 'Anda connosco', a Semana Europeia da Mobilidade 2019 pretende evidenciar os múltiplos benefícios de andar a pé ou de bicicleta nas deslocações quotidianas, sem emissões de gases com efeito de estufa e promover hábitos de vida mais saudáveis. Em Almada, foi agendado um programa de atividades, que inclui workshops temáticos, caminhadas, passeio de bicicleta, ações de formação sobre eco-condução e as já famosas "Viagens a Troco de Lixo", entre muitas outras.
Almada promove uso do transporte público 


Se usufruir dos descontos nos transportes públicos, pode ir até a Almada, que também estará a dinamizar actividades grátis, como o workshop “Mobilidade na palma da mão: APPs que facilitam as viagens no dia a dia” (dia 17, pelas 9h30, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda) ou um passeio de bicicleta (dia 22, pelas nove horas), com concentração junto ao Farol de Cacilhas e percurso até à Base Naval de Lisboa, em Alfeite. Para participar, basta inscrever-se aqui.
No programa de Almada, destaca-se ainda o projecto “Viagens a troco de lixo”, a decorrer a 16 de Setembro, das 10 às 18 horas, na Praça São João Baptista. “Venha trocar materiais que podem ser reciclados, como latas, garrafas, óleos alimentares, pilhas usadas, pequenos electrodomésticos avariados, radiografias e até medicamentos que já não usa, por viagens gratuitas nos transportes públicos de Almada”, lê-se em comunicado do município, que refere ainda que podem ser feitas até três trocas por pessoas e que há passes navegantes para sortear, carregados com o novo passe metropolitano válido para um mês.
No dia 20 de Setembro, no Auditório da Biblioteca da FCT Nova, na Caparica, o workshop "Mobilidade Elétrica para a melhoria da qualidade do ar nas cidades", que abordará os desafios que a eletrificação da mobilidade urbana coloca e os benefícios que traz para a qualidade do ar nas cidades.
Na ocasião, será celebrado o Protocolo de Cooperação da Campanha Nacional "por um país com bom ar", entre a Câmara de Almada e a Agência Portuguesa do Ambiente.
A participação é gratuita, mas com inscrição prévia, até 19 de Setembro.
Ainda no âmbito desta Semana da Mobilidade em Almada, o Passeio de Bicicleta "Pedale connosco na Área Metropolitana de Lisboa", realiza-se no dia 22 de Setembro, domingo, a partir das nove horas com concentração junto ao Farol de Cacilhas.
Com uma extensão de cerca de 20 km, esta iniciativa reúne utilizadores de bicicleta de vários concelhos da Margem Sul até um destino comum: o Parque Verde, na Quinta do Conde, concelho de Sesimbra.
No concelho de Almada o passeio parte de Cacilhas e inclui a passagem pela Base Naval de Lisboa, no Alfeite. No final, todos os participantes podem regressar a Almada, utilizando o comboio da Fertagus e o Metro Sul do Tejo. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória.
Há ainda actividades para crianças, como a “Hora do Conto” (dia 19, 10h30 e 14h30) e aulas de hip-hop e pilates (dia 22, às 10 e 10h30) e chi-kung terapêutico (dia 22, às 11 e às 12 horas).
O evento termina com a iniciativa “Cãominhar”, do Canil da Aroeira, na Charneca de Caparica, onde poderá caminhar na companhia dos cães que estão para adopção. 
Mas pode consultar o programa completo no site da Câmara de Almada.

Agência de Notícias com Câmara de Almada

Comentários