Ação apela a mobilidade sustentável em Setúbal

É possível “usar a cidade de uma forma diferente”


Mais de uma centena de voluntários participaram no dia 22 de Setembro numa ação de sensibilização para a adoção de soluções de mobilidade sustentável, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, à qual Setúbal se associou. O Dia Europeu Sem Carros, assinalado no domingo, foi o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema “Caminhar e pedalar em segurança” e o slogan “Caminha Connosco”. Para sublinhar a importância da utilização dos modos de transporte ativos, designadamente andar a pé e de bicicleta, que traz benefícios à saúde, ao ambiente e à paisagem urbana, a autarquia assinalou este dia com a ação “40-40-40”.
Cidade apela ao uso do transporte sustentável 

O objetivo foi "apelar ao uso de modos de transporte suaves, em detrimento do automóvel particular, para uma cidade mais atraente, com menos congestionamento rodoviário e melhor qualidade de vida", explicou a Câmara de Setúbal.
A ação consistiu em comparar o espaço ocupado por 40 automóveis, 40 bicicletas e um autocarro com 40 passageiros, na Avenida Luísa Todi, junto da passadeira de acesso à Praça de Bocage.
Rui Murta, Martins Carvalho e Henrique e Luísa Melo integraram o grupo de 40 automobilistas participantes na iniciativa e, ainda o relógio não marcava as nove, já haviam “estacionado” na faixa de rodagem. No momento de comentar a ação, a opinião dos quatro foi unânime.
“Estamos aqui com muito gosto. Achamos que não deviam estar aqui 40 carros. Devia estar toda a avenida repleta de carros, para que a população perceba o real efeito no nosso quotidiano”, indicou Martins Carvalho.
A música dos tambores do grupo Gres – Rio Azul anuncia a chegada dos ciclistas. O pelotão composto pelas 40 bicicletas, que após a retirada dos automóveis da avenida ocupou o mesmo local, iniciou o passeio em Palmela e percorreu as principais ruas de Setúbal até à Baixa da cidade.
Para António Carvalho, do grupo Setúbal de Bicicleta, a celebração do Dia Europeu Sem Carros “não só é dia de promover a mobilidade ativa, como de celebrar”, uma vez que através desta ação é possível “usar a cidade de uma forma diferente”.

Importância do transporte público 
Após o registo fotográfico das bicicletas, foram colocadas em duas filas paralelas no meio da via, o protagonismo foi dado aos utilizadores de transportes públicos, com um grupo de 40 passageiros, composto por alunos do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, a posar ao lado de um autocarro parado na via.
“É importante esta consciencialização por parte dos jovens, e não só. A nossa escola há 20 anos que integra o Programa Eco-Escolas. Faz todo o sentido contribuirmos para estas iniciativas”, frisa Manuela Marques, professora do agrupamento.
Da Avenida Luísa Todi os ciclistas pedalaram rumo ao Parque Urbano de Albarquel, todos devidamente identificados com um kit distribuído pela autarquia, composto por uma mochila amarela com faixa refletora, e que incluía um mapa da cidade, água, e folhetos informativos.
Enquanto isso, no Passeio Ribeirinho da Saúde, na Avenida José Mourinho, já decorria uma ação de formação de bicicletas, dirigida à população que pretende usar este modo de transporte com maior frequência, autonomia, conforto e segurança nas deslocações diárias ou em viagens.
Ao lado, crianças de várias idades aprendiam os primeiros passos para andar de bicicletas, enquanto outras, recebiam conselhos sobre como podem pedalar em segurança em ambiente urbano.
Henrique Rodrigues, 11 anos, foi um dos participantes na ação “porque é importante preservar o meio ambiente e mostrar que Setúbal é uma cidade ecológica”.
Com destreza a pedalar, o jovem relembra que foi o pai quem o ensinou a andar de bicicleta, mas não esquece a dificuldade inicial.
“Foi difícil a parte do equilíbrio e até ganhar confiança. Agora é fácil. É o meu meio de transporte preferido, imagino-me mais velho a usar a bicicleta diariamente”, comenta.

Cidade tem apostado na mobilidade sustentada 
O programa da Semana da Mobilidade em Setúbal, organizado pela autarquia com diversos apoios e parcerias, incluiu ainda outras atividades, a caminhada Temos Pedalada, no sábado, com um circuito pelo Centro Histórico de Setúbal, e, na sexta-feira, a Bike to Work, que apelou aos colaboradores municipais e à população em geral a utilização da bicicleta no trajeto diário entre a casa e o local de trabalho.
As comemorações da Semana Europeia da Mobilidade integraram também uma mostra de veículos amigos do ambiente, no Passeio Ribeirinho da Saúde.
"A Câmara de Setúbal tem realizado, nos últimos anos, um importante investimento na área da mobilidade urbana, com a conclusão do Plano de Mobilidade Sustentável de Setúbal e a promoção dos modos suaves de transportes, com a requalificação de importantes artérias, tornando-as mais amigas do peão, e com ciclovias dedicadas", explica a autarquia sadina em comunicado.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal
Leia outras notícias do dia em 

Comentários