A grande festa do desporto popular regressa ao Seixal

Abertura da Seixalíada contou com a presença de milhares de participantes

Organizada pela Câmara do Seixal, movimento associativo, juntas de freguesia e escolas do concelho, a Seixalíada decorre até 19 de Outubro, com uma oferta desportiva superior a 60 modalidades. Milhares de pessoas estiveram presentes na Festa de Abertura da 36.ª edição da Seixalíada, que decorreu no Pavilhão do Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional em Aldeia de Paio Pires e onde puderam participar nas dezenas de iniciativas. A iniciativa, é um dos pontos altos do calendário desportivo e social do concelho do Seixal que irá ter cerca de 200 eventos, com uma oferta desportiva de mais de 60 modalidades e 19 mil participantes.
Festa do desporto dura até 19 de Outubro 

A Festa de Abertura foi apenas uma pequena amostra daquilo que se vai passar ao longo das quatro semanas em que decorre o evento. "A Seixalíada é efetivamente uma iniciativa de desporto para todos, onde se inclui o desporto adaptado, que conta este ano com o corfebol, o andebol adaptado, o boccia e o futebol para cegos, bem como com atividades de experimentação de tricicleta e slalom", diz a autarquia em comunicado.
A iniciativa associou-se às comemorações do Dia Internacional da Paz, comemorado na mesma data e instituído pela ONU em 1981. Este é também um ecoevento, fruto da parceria com a Amarsul, cujo compromisso é a redução do impacto ambiental e a promoção da gestão adequada de resíduos, designadamente ao nível do uso de garrafas de água de plástico durante o evento. 
O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, referiu durante o evento que “a autarquia faz uma grande aposta no desporto para todos, pois estamos bem conscientes da sua importância, seja pelo bem estar e pela saúde que proporciona, quer também pelos momentos de convívios que fomenta”. 
O autarca acrescentou ainda que “a Seixalíada é a iniciativa desportiva popular de maior dimensão do país, não existindo nenhuma que se aproxime em Portugal. É por isso que a autarquia apoia diariamente o movimento associativo popular, através da atribuição de apoios para atividades regulares e pontuais, estabelecidas através de contratos-programa, que permitem que as associações e coletividades possam dinamizar e proporcionar aos nossos munícipes a enorme e diversificada oferta desportiva que encontramos no nosso concelho". 
Para Joaquim Santos, "é também por isso que a autarquia tem dotado o concelho de uma rede de equipamentos desportivos, onde é possível realizar atividade física todos os dias e tem vindo a comparticipar as obras de requalificação dos espaços das coletividades e associações, num investimento que ronda, nos últimos anos, mais de nove milhões de euros”. 

Os números da Seixalíada 
Criada em 1982, a Seixalíada tem este ano como lema "Um Projecto Singular, Uma Força Colectiva" e é caracterizada, na nota do Município, como «um eco-evento, fruto da parceria com a Amarsul, cujo compromisso é a redução do impacto ambiental e a promoção da gestão adequada de resíduos, designadamente ao nível do uso de garrafas de água de plástico» durante a iniciativa.
Em 2018, a Seixalíada foi certificada com a Bandeira da Ética pelo Instituto Português do Desporto e Juventude – um reconhecimento a clubes, escolas e projectos que têm como objectivo a promoção dos valores éticos através do desporto.
Na edição do ano passado, aquele que é considerado um dos "pontos altos do calendário desportivo e social do concelho do Seixal", contou com 183 eventos, 60 modalidades e 18 479 participantes.
A iniciativa, é um dos pontos altos do calendário desportivo e social do concelho do Seixal que irá ter cerca de 200 eventos, com uma oferta desportiva de mais de 60 modalidades e 19 mil participantes.

Agência de Notícias com Câmara do Seixal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários