Sesimbra recebe mais uma edição da Feira do Mel

ZimbraMel começa na sexta-feira e anima parque Augusto Pólvora até domingo

A ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal decorre entre sexta-feira e domingo em Sesimbra, com o objectivo de dar a conhecer o mel da região e outros produtos tradicionais. A feira pretende promover o mel, marcado pela predominância de alecrim, tomilho, orégão, murta, esteva e rosmaninho, aliada ao clima ameno da zona, informou, num comunicado, a Câmara de Sesimbra. Além do mel da península de Setúbal e de diversas regiões do país, a feira terá produtos derivados da apicultura – como geleia real, pólen, própolis, cremes e sabonetes – e doçaria, queijo da Azoia, pão tradicional e artesanato. O programa inclui ainda uma Oficina das Abelhas, destinada aos mais novos, e espectáculos musicais.
Mel da região em feira em Sesimbra 

A predominância de alecrim, tomilho, orégão, murta, esteva e rosmaninho, aliada ao clima ameno da região, confere ao mel de Sesimbra caraterísticas únicas. Para além do agradável paladar, o mel apresenta baixo teor de humidade, geralmente entre 17 e 18 por cento. Este é outro fator fundamental para garantir a qualidade do produto, na medida em que quanto menos húmido menos possibilidade tem de fermentar.
Para promover o mel da região, a Câmara de Sesimbra, a Junta de Freguesia do Castelo e a Associação de Apicultores da Península de Setúbal promovem desde 1999 a ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal, considerada um dos mais importantes eventos do género realizados em Portugal.
Para além do mel, não só da Península de Setúbal mas de diversas regiões do país, é possível comprar produtos derivados da apicultura, como geleia real, pólen, própolis, cremes, sabonetes, assim como doçaria, queijo da Azoia, pão tradicional e artesanato.
O programa, que decorre nos dias 23, 24 e 25 de Agosto, inclui ainda a Oficina das Abelhas, destinada aos mais novos, e espetáculos musicais. À semelhança de anos anteriores, a autarquia disponibiliza transporte gratuito para a feira, a partir da vila de Sesimbra.
A música também não falta neste certame. Na sexta-feira, a partir das 16h30, decorre um concerto com os Amigos da Rambóia e às 21h30 um espectáculo de fado, com Sofia Ramos e Cristiano Sousa.
No sábado, actuam o Grupeto do Coreto (17 horas) e Los Cavakitos (21h30) e, no domingo, Benny Pascoal e Nuno Romero (16h30) e Banda Kangurus (18h30).
O certame, inaugurado em 1999, é realizado no parque Augusto Pólvora, na Maçã, em Sesimbra, estando disponível transporte gratuito a partir da vila de Sesimbra.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários