Festa cumpre tradição marítima entre Tróia e Setúbal

Nossa Senhora do Rosário de Tróia de 17 a 19 de Agosto

Um concurso de barcos engalanados, um círio fluvial a ligar as duas margens do rio Sado e noites com animação marcam as Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, que decorrem entre os dias 17 e 19 de Agosto, em Tróia e em Setúbal. As festas anuais que ligam as duas margens do Sado, organizadas por uma comissão própria, com diversos apoios, incluindo os da Câmara de Setúbal, Junta de freguesia de São Sebastião e União de Freguesias de Setúbal. 
Festa religiosa une as duas margens do Sado

As festas anuais que ligam as duas margens do Sado, organizadas por uma comissão própria, com diversos apoios, incluindo os da Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião e União das Freguesias de Setúbal, são antecedidas de um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, nos dias 14, 15 e 16, às 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.
Os festejos começam a 17, com uma alvorada em Setúbal, às oito horas, e, da parte da tarde, com início às 15h15, decorre uma missa por alma dos marítimos falecidos, na Igreja de São Sebastião.
Uma hora depois, a procissão sai da igreja para transporte fluvial da imagem da Senhora do Rosário para a capela na Península de Tróia.
A fechar o dia, às 21h30, já em Tróia, onde os participantes permanecem no tradicional acampamento na Caldeira, há uma procissão de velas pela praia, a que se segue um baile e arraial.
O início do dia seguinte, 18 de agosto, é, uma vez mais, marcado com uma alvorada, às oito horas. Às 10h30, celebra-se uma missa, seguida de nova procissão pelo areal.
A partir das 16 horas, estão previstos divertimentos na praia e, às 17 horas, decorre o concurso de barcos engalanados.
O segundo dia de festejos termina com baile e arraial, a partir das 22 horas, e um espetáculo de fogo de artifício, agendado para a meia noite.
O dia 19, de encerramento das festividades em honra de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, começa com uma missa por alma dos marítimos falecidos e seus familiares, às 10 da manhã. A partir das 11 horas, há divertimentos na praia e, às 11h30, são entregues os prémios aos vencedores do concurso de barcos engalanados.
O ponto alto das festividades é o tradicional retorno de Tróia a Setúbal, em círio com dezenas de embarcações engalanadas, com partida prevista para as 17h15.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários