Feira de Agosto em Grândola começa quinta-feira

Maior feira do Litoral Alentejano destaca produção de arroz e azeite com grandes nomes da música

A maior feira festa do Litoral Alentejano começa esta quinta-feira, 22 de Agosto, em Grândola, e destaca nesta edição os produtos endógenos do concelho. O arroz e o azeite – produtos locais reconhecidamente importantes no desenvolvimento económico do nosso território – são o tema da exposição que estará patente num dos pavilhões do evento. Dos lendários Xutos e Pontapés a um dos maiores sucessos da nova geração de música pop portuguesa, David Carreira, a maior festa de verão do litoral alentejano apresenta ainda o “Delfim” e “Resistente” Miguel Ângelo com a banda da Sociedade Musical Grandolense, a vibrante e contagiante Blaya e os sons dos DJ referência em Portugal: Mastiksoul, Dynamic Duo e Wilson Honrado.
Feira de Grândola começa esta quinta-feira 

A edição deste ano da Feira de Agosto, em Grândola, que começa esta quinta-feira, aposta nos recursos endógenos, dando destaque aos sectores do arroz e do azeite, disse o presidente do município.
O certame, a decorrer até ao dia 26 deste mês, é organizado pela Câmara de Grândola, que investe “mais de 400 mil euros” para “promover o território” e os produtos locais, enquanto factores de “desenvolvimento económico” deste concelho do litoral alentejano.
“Não queremos perder as nossas raízes e os recursos endógenos, que são no fundo uma das razões da atractividade do concelho de Grândola, vão ser o grande destaque dos cinco dias da feira”, disse à agência Lusa o presidente da câmara municipal, António Figueira Mendes.
Além da “nova dinâmica turística e industrial”, a feira quer promover “a riqueza que provém da terra”, como as vertentes da agricultura e da floresta, dedicando uma área expositiva ao processo produtivo da cultura tradicional e actual do arroz e ao processo tradicional da apanha da azeitona que continua a efectuar-se de forma manual.
“Ainda produzimos bastante arroz e, em menor quantidade, azeite, que teve uma importância muito grande na economia local com vários lagares que, entretanto, foram desaparecendo. Mas depois temos o medronho, o mel, o queijo, os enchidos e o vinho que enriquecem a gastronomia local”, adiantou.
Segundo o autarca, apesar das potencialidades e da apetência dos solos para o sector agrícola, os pequenos agricultores do concelho “têm, muitas vezes, dificuldade em escoar os produtos que são cultivados nas suas terras, como a famosa batata-doce do Carvalhal”.
No evento, que todos os anos leva ao recinto “mais de 100 mil pessoas”, vai ser debatido “o futuro dos recursos endógenos”, num colóquio onde serão apresentados “casos de sucesso e projectos de produção”, explicou a organização.
A intenção, segundo o autarca, passa por “ajudar os agricultores a organizarem-se de forma a produzirem e a escoarem os seus produtos que às vezes acabam por se estragar”.
“No concelho de Grândola temos alguns exemplos de agricultura biológica com a entrega ao domicílio de cabazes e são essas actividades que queremos divulgar”, sublinhou.
“Vamos ainda simular, na nave central dos pavilhões de exposição, uma taberna onde os produtores de vinho do litoral alentejano vão ter vinhos à venda acompanhados pelos produtos endógenos, como os queijos e os enchidos”, acrescentou.
Este ano, o certame, que conta com cerca de 410 expositores das mais variadas áreas da economia regional, feira franca, tasquinhas com gastronomia local e uma zona de diversões, aumentou a área de exposição de artesanato da região.
O recinto da feira conta também com uma Praça Rural para exposição de gado, um picadeiro onde se realizam provas de hipismo, equitação, ‘agility’ e um festival hípico.

Feira aposta forte nos grandes concertos 
David Carreira, Dynamic Duo, dj Mastiksoul, Miguel Ângelo, Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, Blaya e Xutos e Pontapés são os artistas que vão actuar no palco principal do certame.
David Carreira é o primeiro nome a subir ao palco principal da Feira para apresentação do álbum “7”. O seu último trabalho foi disco de Ouro em apenas cinco semanas e soma já mais de 30 milhões de visualizações nos seus singles.
Na sexta-feira, a noite é de dança com os ritmos de Dynamic Duo: DJ Cruzfader & Stikup. Em conjunto, os 2 turntablists contam com mais de 35 anos de experiência. Quando se juntam e formam o “Duo Dinâmico” a música ganha outra definição: sem estilos, sem rótulos, sem preconceitos!
A seguir o palco pertence ao DJ e produtor Mastiksoul. O artista, presença confirmada nos maiores e melhores eventos musicais nacionais e internacionais, é visto por muitos como uma verdadeira lenda da música de dança.
A noite termina com os ritmos de Wilson Honrado. DJ e uma das vozes mais conhecidas da rádio em Portugal tem uma capacidade rara de animar o público, com um mix musical eclético, onde não faltam os grandes êxitos do momento.
No sábado, a banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, presença bianual na Feira de Agosto, convida Miguel Ângelo, um dos fundadores dos grupos “Delfins” e “Resistência” para um espetáculo musical com muitas surpresas.
Blaya, a primeira mulher portuguesa a atingir o número um no Spotify das 50 músicas mais tocadas em Portugal, promete pôr toda a gente a dançar no domingo à noite com um espetáculo que reúne grandes sucessos como “Faz Gostoso”, o primeiro single da cantora e um hit com mais de 29 milhões de plays no YouTube e líder dos tops de vendas e das plataformas de streaming.
Não necessitam de apresentação! Os “Xutos e Pontapés”, banda de rock portuguesa que move gerações, têm a seu cargo o concerto de encerramento da edição de 2019 do certame. Pela primeira vez, em Grândola, sem Zé Pedro, os “Xutos e Pontapés” prometem um espetáculo de temas de sucesso de 40 anos “a dar no duro”.

Agência de Notícias com Lusa 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários