Charneca de Caparica vai ter Ensino Secundário

Avança expansão da Escola Básica Carlos Gargaté

A Câmara de Almada e o Ministério da Educação assinaram um Acordo de Colaboração para a realização de obras de requalificação e modernização da Escola Básica Carlos Gargaté, na Charneca de Caparica. Com esta intervenção os jovens desta freguesia passam a ter resposta ao nível do Ensino Secundário. O plano prevê que as obras decorram em 2020 vindo assim a o encontro do desejo da população da Charneca de Caparica, uma das localidades do concelho de Almada que regista maior taxa de natalidade. Para a diretora deste estabelecimento de ensino, Graça Carvalha, este entendimento entre a autarquia e o Ministério da Educação é mais do que bem-vindo, porque “há quatro legislaturas que esperávamos que este dia chegasse”.

Ensino Secundário chega à Charneca em 2020 

Está assinado o Acordo de Colaboração entre a Câmara de Almada e o Ministério da Educação que vai garantir uma resposta ao nível do Ensino Secundário na Charneca de Caparica. As obras de requalificação e modernização da Escola Básica Carlos Gargaté vão ser executadas em 2020.
O objetivo é garantir uma resposta ao nível do Ensino Secundário na Charneca de Caparica, um anseio antigo dos charnequenses, nomeadamente dos jovens em idade escolar, e proporcionar melhores condições para a comunidade escolar local.
Com a assinatura do Acordo de Colaboração, Administrações Local e Central, num esforço conjunto, garantem uma oferta de instalações de Ensino Secundário nesta freguesia do concelho de Almada, uma das maiores do País e que se apresenta em pleno crescimento populacional, com uma das maiores taxas de natalidade.
Durante a cerimónia, a diretora do Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, Graça Carvalha, aproveitou para "agradecer ao Ministério da Educação e à Câmara de Almada", porque "há quatro legislaturas que esperávamos que este dia chegasse".
Já o secretário de Estado da Educação, João Costa, destacou a "grande persistência que houve da parte da Câmara de Almada para que esta escola fosse uma das que estava no mapa das intervenções a fazer".
O governante afirmou ainda que "este é um momento duplamente importante, porque é uma requalificação, necessária e há muito pedida, mas é sobretudo, uma expansão para que o Ensino Secundário aqui possa, finalmente, ser uma realidade".
O vice-presidente da Câmara de Almada, João Couvaneiro, realçou que "só congregando esforços, com a Direção Regional da Educação, o Ministério da Educação, o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, a União de Freguesias da Charneca de Caparica e Sobreda e a Câmara Municipal, seria possível concretizar um objetivo partilhado por todos". 
"Quando nós criamos aqui, na freguesia da Charneca de Caparica, uma resposta de Ensino Secundário estamos a dar, a cada um destes jovens, qualidade vida e oportunidades para que eles se desenvolvam", concluiu o autarca almadense.

Agência de Notícias com Câmara de Almada 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários