Vila de Samouco em festa a partir de sexta-feira

Festas celebram Nossa Senhora do Carmo e terminam na madrugada de quarta-feira 

As Festas Populares em honra de Nossa Senhora do Carmo vão decorrer de 12 a 16 de Julho na vila de Samouco, no concelho de Alcochete, com muita animação nas ruas, espectáculos musicais, largadas de toiros, noite de fado vadio e da sardinha assada e procissão em honra da padroeira da vila, entre outros eventos. As celebrações decorrem até quarta-feira. Banza, Rute Marlene e Irmãos Verdades são alguns dos artistas que vão actuar no palco da Praça da República. A festa apresenta, como sempre, um programa diversificado de iniciativas culturais e religiosas que exaltam as tradições locais, numa iniciativa da associação das festas populares de Samouco, com os apoios da câmara de Alcochete e da junta de freguesia local.
Procissão realiza-se no domingo à tarde  

Em honra de Nossa Senhora do Carmo realizam-se anualmente as Festas Populares de Samouco, marcadas por uma componente religiosa muito forte.
A freguesia do Samouco entra esta sexta-feira, 12, em festa. Vão ser seis dias de celebrações populares em Honra de Nossa Senhora do Carmo, com um vasto programa com actividades dirigidas ao diverso público, desde o mais jovem ao mais sénior, para os mais variados gostos.
A vertente profana liga-se à religiosa, sendo que esta última assume particular evidência com a realização de dois momentos: a actuação da Charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense no interior da Igreja Matriz, na noite de sábado; e a tradicional Procissão de domingo à tarde.
Banza, [no sábado],  Rute Marlene [segunda-feira] e Irmãos Verdades [na noite de encerramento dos festejos], são alguns dos nomes artísticos que vão subir ao palco instalado na Praça da República.
Mas, a animação não se resume aos espectáculos musicais. A festa brava, como não poderia deixar de ser, com a realização de seis largadas de toiros, também acrescenta cor a um programa que contempla ainda uma noite flamenca com atuação de vários grupos de Sevilhanas, manhã e tarde infantil, um espetáculo de fado amador. Uma noite dedicada à sardinha assada, na madrugada de domingo. Marchas Populares e vários apontamentos de dança, bailaricos todas as noites e concertos da banda filarmónica local. 
Porém, o momento mais sentido, vibrante e de tradição ímpar é protagonizado por músicos da colectividade da terra: a saída da Charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, com homenagem a Nossa Senhora do Carmo no interior da Igreja Matriz, arrasta uma multidão e diferencia estas celebrações das demais na região. Realiza-se à meia-noite de sábado.
Mas há também a componente religiosa, que vinca a devoção forte dos locais e atrai inúmeros visitantes. A Procissão em Honra da Santa, no domingo, 14, constituindo-se como dois dos principais momentos das celebrações.
As Festas Populares de Samouco encerram em grande com um espetáculo de fogo-de-artífício na zona ribeirinha, às 0h30 de quarta-feira, e uma largada de toiros na rua Ruy de Sousa Vinagre. Antes, à meia noite em ponto, há outra tradição. Milhares de pessoas vão a dançar até à Praia na companhia da Charanga das Fresquinhas. 
Consulte aqui o programa completo das Festas Populares do Samouco 

Comentários