Sines investe na modernização do Mercado Municipal

Investimento de 1,7 milhões para requalificar edifício na cidade 

A Câmara de Sines, vai avançar este ano com a requalificação do edifício do Mercado Municipal e da zona envolvente, num investimento de 1,7 milhões de euros, anunciou o município. "É uma obra de extrema importância para requalificar não só o equipamento, mas, sobretudo, toda a área envolvente e há muito que Sines, devido à sua ligação ao mar, merecia um Mercado Municipal condigno", salientou o presidente do município alentejano, Nuno Mascarenhas. Segundo o autarca, a obra, que aguarda o visto do Tribunal de Contas, deverá ser consignada no mês de Setembro e arrancar "no início de Outubro" para estar concluída no próximo ano. 
Mercado Municipal vai ser requalificado 


A empreitada, integrada no Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Sines, pretende modernizar o Mercado Municipal através da sua reabilitação, "garantindo as melhores condições e facilidades de funcionamento do equipamento e o usufruto pleno por parte da população residente e visitantes", referiu.
De acordo com o autarca, o edifício, construído numa zona central da cidade de Sines, no litoral alentejano, "não teve ao longo de muitos anos a manutenção adequada", precipitando a sua degradação.
"No anterior mandato criámos um projeto que fosse suficientemente interessante para requalificar o equipamento e toda a envolvente e garantir o financiamento comunitário. Isso foi conseguido, lançámos por duas vezes o concurso público que não teve concorrentes, mas agora estão reunidas as condições para avançar com a adjudicação", adiantou Nuno Mascarenhas.
A intervenção, que é comparticipada em 85 por cento por fundos comunitários, prevê a recuperação global e embelezamento do edifício, a manutenção das funções de venda de peixe e frutas e produtos hortícolas, com melhores condições, e a criação de um novo piso no módulo central.
"Consiste na renovação de todo o interior do edifício do mercado, criando uma zona de venda de peixe, com bancas com sistema de fecho uniformizado e individualizado, e uma zona de venda de legumes, com bancas novas, pisos, sistema de climatização e iluminação", acrescentou.
Além de serem criados novos espaços comerciais, o projeto, indicou o autarca, contempla ainda "uma terceira área muito virada para a restauração e para os produtos da região que poderá funcionar durante todo o dia e não ficará condicionada à abertura e fecho do mercado".
A operação contempla igualmente a construção de um piso superior, na zona da restauração, destinado às entidades empresariais, com gabinetes "muito virados para o apoio aos empresários e ao comércio local", entre outras valências.
"Há a possibilidade de vir a ser instalado nesse espaço um pequeno supermercado, uma zona de serviços que poderá albergar uma instituição de crédito" e, desta forma, "permitir não só a renovação daquele espaço mas também o incremento da atividade económica", realçou o autarca socialista.

Agência de Notícias com Lusa
Leia outras notícias do dia em 


Comentários