Setúbal em festa nas Escarpas de Santos Nicolau

Festanima convida cidade para dez dias de festa popular

A 17.ª edição da Festanima, festa do movimento associativo da freguesia de São Sebastião, anima as Escarpas de Santos Nicolau, em Setúbal, entre esta sexta-feira e a noite de 14 de Julho. Música, gastronomia, exposições, divertimentos e um fogo de artifício no último dia, à meia-noite, marcam o programa do certame, organizado pela Associação de Festas Populares de São Sebastião com os apoios da Câmara de Setúbal e da Junta de Freguesia. “A associação é composta por coletividades da freguesia, o que faz desta festa a única do concelho organizada pelo movimento associativo. Isto dá-nos um grande orgulho”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, na apresentação do evento, que decorreu no dia 3, na sede da junta. 
Festanima arranca esta sexta-feira 

A Festanima abre as portas da sua 17ª edição esta sexta-feira.  “A festa do associativismo de São Sebastião”, com refere Nuno Costa, presidente desta Junta de Freguesia, recebe assim os setubalenses nas escarpas de São Nicolau até 14 de Julho, com um cartaz dedicado à arte e cultura da cidade.
Nuno Costa apresenta uma Festanima feita “pelas colectividades e para as colectividades”, sendo a partir deste certame que as associações do concelho retiram parte do seu orçamento para o seu mapa de actividades anual. Assim se produz aquela que é “a única festa do concelho com estas dimensões, organizada pelo movimento associativo. Isto dá-nos um grande orgulho”, salienta o autarca.
Também Pedro Pina, vereador da Câmara de Setúbal responsável pelo pelouro da Cultura, destaca a Festanima como “um reflexo do trabalho das nossas colectividades, movidas por homens e mulheres que dão o seu tempo, a sua boa vontade e o seu engenho para construir uma melhor cidade e uma melhor freguesia”.
No parecer do vereador é esta característica que faz de São Sebastião uma das maiores freguesias do país, para além da dimensão do seu território e do número de fregueses. “Pela forma como trabalha com todos e para todos, nos seus bairros sociais, nas suas múltiplas e diferentes circunstâncias. E quando concretiza a Festanima, a freguesia cumpre esta função de dar espaço a mulheres e homens que constroem um momento de cultura, recreio e de festa”.
Atualmente, são dez as associações que dinamizam um conjunto de tasquinhas ao longo de dez dias de festa, onde os visitantes podem apreciar a gastronomia de Setúbal e outras iguarias tradicionais. A Associação de Moradores Luta do Povo, Clube de Futebol Os Sadinos, Sport Clube Sado, Grupo Desportivo Os Amarelos, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Grupo Desportivo Setubalense Os 13, Centro de Cultura e Recreio Francisco Lobo, Núcleo Bicross de Setúbal, Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça e Centro Cultural Africano .


Uma festa vinda das raízes populares
Depois de um momento em que a Associação de Festas Populares de São Sebastião precisou ser, segundo Nuno Costa, “clarificada”, a direcção segue agora com um novo mandato de dois anos. “Um voto de confiança” que, Madalena Lopes, presidente da direcção da associação, agradece à “Junta de Freguesia de São Sebastião e à Câmara Municipal de Setúbal”. É com ânimo renovado que a dirigente assume mais uma Festanima e, acredita, “vai correr muito bem e está tudo preparado nesse sentido”.
Ao longo dos últimos anos a Junta de Freguesia de São Sebastião realizou um conjunto de investimentos significativos para tornar a Festanima cada vez mais autónoma. Entre as apostas na construção de um certame melhor encontra-se “a aquisição de equipamentos que antes eram alugados ou emprestados, como o palco, mesas, bancos e vedações”, frisa Nuno Costa. 
Para além dos equipamentos, “nos últimos seis anos, a comparticipação financeira da junta de freguesia aumentou de 1500 euros para seis mil euros”.

Programa de setubalenses para setubalenses
A Festanima abre portas com a actuação da cantora setubalense Bruna Guerreiro pelas 21h30. A encerrar a noite segue-se o baile animado pelos Irmãos Cabanas.
No dia 6 é a vez de Luís Portela subir ao palco do evento, também a partir das 21h30, numa noite que termina com baile animado por Luís Rosa.
No dia 7, o certame apresenta danças de salão pela União Setubalense, a partir das 21 horas seguida de música com Rikardu e Backing Vocals.
Dia 8, João Tendeiro anima o baile, a partir das 21h30. A 9 de Julho, pela mesma hora, o cantor Alex sobe ao palco, numa noite que termina com baile dinamizado por Alfa Trio.
A música de João Carlos anima o baile no dia 10, pelas 21h30. Já o dia 11 é o momento de trazer outro movimento à festa, com uma aula de zumba a partir das 20h30. Segue-se baile com Opção 4.
No dia 12, a animação musical está a cargo de Nuno Miguel e Henrique, pelas 21h30. E a 13, a partir das 21h00, o certame recebe “A Revista vem ao Bairro Santos Nicolau”, do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau. Na mesma noite sobem ao palco Os Massacotes.
O encerramento da 17 ª Festanima, no dia 14, cabe ao grupo de dança Beatcrew com um espetáculo em que atuam Susana & André e a banda X-Acto. À meia-noite, o fogo-de-artifício marca a despedida da Festanima.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários