Ritmos brasileiros aquecem noites da vila de Sesimbra

O maior festival de samba da Europa já começou 

Para todos aqueles que pensam que o Carnaval é vivido apenas em Fevereiro, [ou Março, de acordo com o calendário], mas Sesimbra prova que no verão português também se samba nas ruas da vila. Nos meses de verão, as escolas de samba e grupos de axé saem à rua para animar as noites da vila de Sesimbra. Considerado um dos momentos mais alegres e coloridos desta época do ano, o Carnaval de Verão realiza-se no dia 27 de Julho, sábado, a partir das 22 horas, e percorre a Avenida dos Náufragos até ao Largo da Marinha. O evento atrai todos os anos centenas de visitantes e torna mais animada a estadia dos veraneantes que escolhem Sesimbra para passar férias. A partir desta quinta-feira realiza-se também o festival MegaSamba, o maior evento de samba da Europa, que trás a Sesimbra centenas de escolas de samba. O evento termina no domingo com a apresentação da mega bateria.

Sesimbra desfila ao ritmo do Carnaval em Julho 

Porque a animação não morre no verão, as escolas de samba e os grupos de axé animam as noites de Sesimbra com um desfile do Carnaval de Verão que é realizado no dia 27 de Julho depois das 10 da noite, e é uma excelente oportunidade para matar saudades de uma das épocas do ano vividas mais intensamente pela comunidade sesimbrense. 
Para ver de perto cada participante, o público reúne-se ao longo da Avenida dos Náufragos e no Largo da Marinha, transformando aquela zona da marginal numa enorme moldura humana. Depois de terminado o desfile, junto à Fortaleza de Santiago, e tal como é habitual, a animação continua até de madrugada.
Nos dias 25, 26, 27 e 28 de Julho são as baterias que dão espetáculo MegaSamba - Encontro europeu de baterias promovido pela Escola de Samba Bota no Rego com o apoio da Câmara de Sesimbra.
A sesimbrense Ana Alves, passista revelação do Carnaval do Rio de Janeiro, o brasileiro George Louzada, diretor, coordenador e coreógrafo da ala de passistas mais premiada do Carnaval brasileiro dos últimos anos, Claudinho e Selminha Sorriso, o maior casal da história da escola de samba Marquês de Sapucaí, e Tércio Borges, cavaquinista de renome, cantautor e fundador do Clube do Choro de Lisboa, são alguns dos convidados da edição deste ano do MegaSamba.
O programa termina no domingo à tarde com o momento mais esperado da semana, a apresentação da MegaBateria, que conta com a participação de dezenas de músicos e sambistas.
Nos últimos anos, o MegaSamba, organizado pelo Bota, a escola de samba mais antiga do país, tem conquistado um lugar de destaque na programação de verão do concelho. Ao longo de quatro dias, os ritmos brasileiros invadem a vila de Sesimbra, atraindo centenas de pessoas para as várias atuações e workshops.
Localizada a apenas 40 km de Lisboa, a vila piscatória é um dos principais destinos turísticos de Portugal e é reconhecida pelo seu rico património histórico, gastronomia - onde se destaca a qualidade única do seu peixe, suas praias de águas calmas e uma simbiose perfeita entre o mar e o Parque Natural da Arrábida.
A somar a tudo isto, Sesimbra é também hoje conhecida pela sua tradição no samba."Com um historial de mais de 40 anos e um acervo de cerca de 200 composições que ao longo dos tempos musicaram os diferentes enredos de diversos carnavais, Sesimbra é hoje um caldeirão rítmico marcado pelo samba carioca das escolas e os ritmos baianos expressados pelos seus blocos de axé", diz a organização do festival.
Para abrir as portas ao mundo, o GRES Bota no Rego "tem promovido ao longo da sua já longa história (desde 1976) diversas iniciativas de exaltação ao samba, promovendo a comunhão entre povos de diferentes culturas, onde o seu festival é a expressão máxima", conta a escola de samba.
Consulte aqui o programa completo do MegaSamba deste ano.

A história do festival 
Convidados cariocas já chegaram 
Neste momento o MegaSamba é já considerado "um dos maiores e mais importantes eventos culturais da Europa e uma referência do género", explica GRES Bota do Rego.
O MegaSamba surgiu da ideia de um elemento da escola de samba que, após ter emigrado para a Suíça, teve a visão de fazer um evento que unisse percussionistas de toda a Europa para se apresentarem em Sesimbra sob a forma de uma mega batucada – a Megabateria.
"O processo foi evoluindo para outros patamares e o MegaSamba é hoje um festival que se caracteriza pelo seu ecletismo, tendo como objetivos principais o convívio, a partilha de conhecimentos e a amizade entre diversos povos em torno desta cultura universal que é o Samba. Com o propósito inicial de somente reunir percussionistas de diversos países numa Megabateria, o MegaSamba é hoje muito mais que isso, pois une compositores, cantautores, percussionistas, coreógrafos, passistas, casais de Mestre-sala e Porta-bandeira além de outros representantes de escolas de samba de diversas partes do globo", revela a Bota do Rego.
Tendo como “palco” a beleza da baía de Sesimbra, o festival oferece um programa rico, variado e muito dinâmico. Durante o evento são ministrados vários workshops, palestras de percussão, samba no pé, composição, harmonia, dança de salão (gafieira), entre outros. O festival tem contado sempre com uma equipa de monitores com vasta experiência, pedagogicamente preparados para diferentes níveis de aprendizagem, o que faz com que o evento proporcione uma harmoniosa aquisição de conhecimentos.
Existem ainda diversos shows no decorrer dos quatro dias do evento, ensaios da Megabateria e no último dia do evento uma atuação conjunta da Megabateria com todos os participantes sambistas e passistas.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários