Pinhal Novo prepara-se para acolher a festa dos Gigantes

Um fim de semana diferente, para toda a família, entre os gigantes e bombos 

Durante três dias, - de 5 a 7 de Julho - gigantones, cabeçudos, zés pereiras, marionetas, máscaras tradicionais e máquinas gigantes vão invadir as ruas da vila e encantar crianças e adultos. O Festival Internacional de Gigantes cruza as artes tradicionais e as expressões mais contemporâneas do teatro, música e dança, sendo um espaço por excelência de divulgação da arte dos gigantones, na sua componente tradicional, e das figuras de grande proporção no universo do espectáculo. "A 10.ª edição apresenta um programa recheado de espectáculos e propostas de animação nestas áreas, actividades para o público infantil, artesanato, arruadas com as figuras tradicionais e desfiles com centenas de participantes, onde se destaca a presença incontornável dos bombos e das gaitas de fole", refere a Câmara de Palmela. A vila de Pinhal Novo recebe por estes dias artistas de Portugal, Espanha, Argentina, China, Brasil, Marrocos e Síria para três dias de espetáculos nas ruas. Ainda há vários espaços onde será possível degustar a gastronomia regional. A entrada é livre. 
Bardoada - O Grupo do Sarrafo são presença assídua no FIG 

A cultura popular portuguesa conquista as ruas, com arruadas e desfiles, protagonizados por bombos e gaitas de foles, zés pereiras e caretos, santas Cocas e cabeçudos. À vila de Pinhal Novo chegam, também, músicas e expressões artísticas de outras paragens e novas propostas de performance e criação, com formas gigantes ou mecânicas, marionetas, novo circo, audiovisuais, entre outros. 
Em comum, diz Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, "o convite à reflexão sobre as grandes questões, a valorização das expressões identitárias e o forte impacto de uma iniciativa que, ao remeter-nos para a relação mítica entre as formas gigantes e o folclore popular, tem o condão de nos fazer sonhar e reavaliar a perenidade da dimensão humana perante a imensidão do mundo".
O FIG – Festival Internacional de Gigantes vai acontecer na vila de Pinhal Novo, de 5 a 7 de Julho, numa iniciativa conjunta da Câmara de Palmela com os parceiros Bardoada - O Grupo do Sarrafo, ATA - Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA - Projectos de Intervenção Artística.
Durante três dias, gigantes, bombos, formas animadas, gaiteiros e máscaras vão invadir as ruas da vila, numa festa para todos os públicos, que cruza as artes tradicionais e as expressões mais contemporâneas do teatro, da música e da dança.
A 10.ª edição apresenta um programa recheado de espetáculos e propostas de animação nestas áreas, atividades para o público infantil, artesanato, arruadas com as figuras tradicionais e desfiles com centenas de participantes.
A música árabe dos Al-Bashirah, os espetáculos “Papers” do Xarxa Teatre, “Olea”, pelo Visitants Teatro (Espanha) e “Calor”, de Jean Philippe Kikolas, de Espanha; o espetáculo “Oyun”, pelo El Fedito, da Argentina; o espetáculo “Insomnio”, pelo Teatro do Mar (Portugal) e o “O2 Oxigen” pela PIA/Long Fung (Portugal/China) são algumas das propostas em destaque na programação 2019, que apresenta, ainda, espaços onde será possível degustar a gastronomia regional.
Consulte aqui o programa do FIG 2019 em Pinhal Novo.

Festival com selo de qualidade europeu 
Presença bienal no calendário cultural do concelho, o FIG já conquistou um lugar no panorama nacional e europeu de festivais, ostentando o selo de qualidade EFFE 2019/2020, que o identifica como parte integrante da plataforma Europe for Festivals, Festivals for Europe, criada pela Associação de Festivais Europeus. Esta plataforma reúne festivais de 45 países europeus.
O FIG integra também o “Palmela é Música”, candidatura de Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.
Com a preparação, em curso, de uma candidatura à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música, sob o mote “Palmela é Música”, a realização do FIG "permite-nos, ainda, reforçar o contacto com as raízes musicais da região, sendo que este Festival deu, ao longo das suas edições, um forte impulso à preservação e prossecução de projetos na área da percussão e da gaita de foles, intimamente ligados aos círios, à festa e à devoção das gentes", sublinha Álvaro Amaro.
A investigação que está a decorrer conduziu, já, à realização da exposição “Paisagem sonora: a gaita de fole”, patente no Museu da Música Mecânica, em Arraiados, na zona rural de Pinhal Novo, que a autarquia convida a visitar nestes três dias de festa.
A inauguração oficial do FIG decorrerá na sexta-feira às 20 horas, junto à estátua dos Gigantes, na Praça da Independência, com a presença do presidente da Câmara de Palmela, parceiros e entidades convidadas.

Umas história com 10 edições
O FIG surgiu em 1995, por iniciativa da Câmara de Palmela, enquadrado pelo Programa Municipal de Teatro, com o objetivo de sensibilizar e reunir populações em torno de um festival temático com eventos teatrais e parateatrais, confirmando, também, o caráter popular e mobilizador desta arte.
As figuras gigantes em Portugal (que poderá ser um dos países de origem de manifestações desta natureza) terão surgido pela primeira vez no séc.XIII, num ato processional em Alenquer. Estas figuras podem ser a raiz de algumas das figuras populares que chegam até aos nossos dias (santa coca, a serpe, os dragões, etc), sendo, normalmente, alusivas a monstros que representam a usual dicotomia do bem e do mal.
Esta é a festa das artes de rua e da cultura popular. Muitos espaços diferenciados no coração da vila de Pinhal Novo, entre o Jardim José Maria dos Santos e a Praça da Independência (frente à estação da Refer, com ligações diretas a Lisboa e a toda a Península de Setúbal) com programação específica para os diferentes públicos e com entrada gratuita.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários