Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Novo Círio celebra tradição piscatória em Setúbal

Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida até 14 de Julho

Um círio marítimo de barcos engalanados é um dos pontos altos do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, tradição popular da comunidade piscatória setubalense a decorrer até dia 14 de Julho. O certame, organizado por uma comissão de festas, com diversos apoios, incluindo a Câmara de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal, recuperou nos últimos anos os círios marítimos de barcos de pesca engalanados que marcavam as festividades. O presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, sublinhou que “são iniciativas como esta, que recuperam tradições importantes, que fortalecem a identidade das populações, pois não existem populações sem identidade”.
Esta é uma das festas mais simbólicas da cidade 

Com o rio Sado e a Serra da Arrábida a servir de cenário, o círio marítimo, um dos pontos altos da programação de festas, realiza-se no dia 14, após concentração das embarcações, às oito da manhã,  na Doca dos Pescadores e com trajeto definido até ao Portinho da Arrábida.
O desfile fluvial tem passagens pelo Nicho de Nossa Senhora do Cais e pelo Hospital do Outão. Os marítimos interessados em participar na procissão de embarcações devem inscrever-se na União das Freguesias de Setúbal, através do número de telefone 265 546 414.
A par do círio, alguns festeiros concentram-se junto do Largo da Palmeira, na Fonte Nova, às nove horas, para seguirem de autocarro para o Convento da Arrábida, onde se realiza uma romagem penitencial à Ermida do Sr. dos Aflitos, seguida de missa, às 12 horas, procissão e almoço-convívio.
O grande cortejo marítimo de barcos engalanados de regresso a Setúbal, com a imagem de Nossa Senhora da Arrábida, está previsto para as 16h30, a partir do Portinho da Arrábida, com destino à Doca dos Pescadores. As festividades terminam com uma procissão até à Igreja da Anunciada.
Antes, a programação das festas reserva, até esta quinta-feira, um tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, com missa e recitação de Ofício de Véspera na Igreja da Anunciada.
No dia 12, a partir das 18h30, decorre na mesma igreja uma missa de sufrágio pelos sócios falecidos.
A 13, igualmente na Igreja da Anunciada, tem início um cortejo automóvel com a imagem de Nossa Senhora da Arrábida até ao Convento da Arrábida, no qual se realiza um almoço e a recitação do terço.
A tradição é uma das principais apostas da junta de freguesia no trabalho que está a desenvolver na revitalização deste círio que foi recuperado em 2014.  
O presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, sublinhou em 2017 que “são iniciativas como esta, que recuperam tradições importantes, que fortalecem a identidade das populações, pois não existem populações sem identidade”.
“Não fazemos para que participem barcos de recreio. Esta é, essencialmente, uma tradição dos marítimos, da comunidade piscatória”, frisou Rui Canas.
As Festas do Novo Círio Marítimo de Nossa Senhora da Arrábida contam com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Fundação Oriente, da PSP, da GNR, da Casa Ermelinda Freitas, da José Maria da Fonseca e da Pastelaria Abrantes.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
Leia outras notícias do dia em 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010