Lavradio arranca hoje para quatro dias de festa

O regresso das festas em honra de Santa Margarida

A partir desta quinta-feira, - e até domingo, dia 28 -, vão decorrer as Festas Populares do Lavradio, em Honra de Santa Margarida. Durante quatro dias, os munícipes vão poder visitar a Feira das Tasquinhas e Artesanato, assistir a diversos concertos no palco principal, participar na procissão ou no programa cultural e desportivo. Da programação destaca-se também o encontro de Ranchos Folclóricos, as noites Popular FM, [esta quinta e sexta-feira] com a actuação de vários artistas, a subida ao palco, para encerrar as festividades, no domingo, de Romana. A inauguração da estátua do Salineiro, no Mercado do Lavradio e a procissão em honra de Santa Margarida, no domingo à tarde, são outros dos destaques da festas desta localidade do concelho do Barreiro. 
Festas do Lavradio honram Santa Margarida 

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de Julho vão decorrer as Festas do Lavradio, em Honra de Santa Margarida. As festas "voltaram" no ano passado recuperando assim uma tradição de outrora, sendo “exigida” há muito pelos Lavradienses que ali podem reencontrar amigos, recordar histórias antigas, renovar a sua fé ou reforçar laços de amizade, diz a União das Freguesia de Barreiro e Lavradio.
"Lavradio, zona fértil, de história rica, feita de homens e mulheres que, através da extração do sal, foram construindo família e património, é hoje uma vila com passado, aparentemente adormecida, de enorme potencial, que importa revitalizar", diz Gabriela Guerreiro, presidente da União das Freguesia de Barreiro e Lavradio.
Depois de anos sem festa, 2018 marcou o regresso das festividades que superaram todas as expectativas. Importa, por isso, diz a autarca, "devolver a com dignidade a quem pertencem: à população do Lavradio, que tanto anseia por este momento para reencontrar amigos, recordar histórias antigas, renovar a sua fé e reforçar laços de amizade". 
A Comissão de Festas, a qual a União das Freguesia de Barreiro e Lavradio preside, organizou as festividades onde, durante quatro dias, poderão visitar a Feira das Tasquinhas e Artesanato, assistir a diversos concertos no palco principal, dar um pezinho de dança nos bailes populares do “palco da piscina”, assistir ao encontro de Ranchos Folclóricos, participar na Procissão em Honra de Santa Margarida [no domingo] e nas diferentes celebrações religiosas ou apoiar o movimento associativo, assistindo e participando no programa cultural e desportivo.
A Popular FM [através da produção da ADN] é a rádio oficial das Festas, fazendo a sua cobertura durante os quatro dias e transmitindo em direto desde o Recinto das Festas, trazendo também uma “mão-cheia” de artistas que vão abrilhantar as noites de quinta e sexta-feira. 
Esta noite, sobem ao palco Fernando Correia Marques, Cristina Ardisson, Pedro Cruz e Luís Rouxinol. Na sexta, a rádio da música portuguesa, aposta em Clemente, Neal, Susana & André e Tiago Neto & Paulo Fragoso. Sempre a partir das 22h30. 
Destaca-se do programa outros artistas como Apolo Sete [que atuam esta noite] ou dos fadistas André Vaz e Rute Soares [na sexta-feira], a noite da juventude , com DJ Mauro, na madrugada de sábado, e Romana que abrilhantará o encerramento das Festas no domingo.
A Abertura Oficial das Festas do Lavradio em Honra de Santa Margarida, vai realizar-se esta quinta-feira, pelas 19 horas, junto à Igreja do Lavradio. As Festas vão decorrer no Largo do Mercado, Largo da Piscina e artérias adjacentes. A fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste acompanha o cortejo institucional, que decorrer após a cerimónia de abertura.
A procissão em honra de Santa Margarida está agendada para o dia 28 de Julho, a partir das 18 horas.

Comentários