Gaspacho, saladas e beldroegas em Grândola

Nove restaurantes mostram o melhor da gastronomia da vila morena até domingo 

Mais de uma trintena de sugestões, dos gaspachos, às saladas e açordas de beldroegas vão estar à prova em nove restaurantes de Grândola, até este domingo, 14 de Julho. As Semanas Gastronómicas de Grândola são uma tradição do concelho alentejano. Desta feita, a festa da cozinha, decorre com a participação de nove restaurantes do concelho. Do litoral ao interior da região, chegam à mesa 30 pratos, das saladas de verão, às tradicionais açordas de beldroegas (arbusto de folhas suculentas) e o gaspacho típico da cozinha mediterrânica.
Semana Gastronómica dura até 14 de Julho 

Açorda de beldroegas com ovos e toucinho frito, açorda de beldroegas com enchidos, sopa de beldroegas com ovos e queijo, sopa de beldroegas, gaspacho alentejano, gaspacho com peixe frito, gaspacho alentejano com pataniscas de bacalhau, gaspacho com sardinha assada, salada de beldroegas e feijão ou salada de beldroegas, alface, ovo, batata e cenoura, são algumas das saborosas especialidades gastronómicas para apreciar até ao próximo dia 14 de Julho.
Pormenorizando, o cartaz de comeres para esta festa da mesa grandolense apresenta-nos a Açorda de beldroegas com toucinho, a mesma açorda, mas com queijo de cabra, ou com ovo escalfado.
No que respeita ao Gaspacho, tem como acompanhamentos o peixe frito ou grelhado, os ovos e presunto, as pataniscas de bacalhau e os carapaus fritos, para dar apenas alguns exemplos.
O leque de saladas é amplo, com frango, fiambre, vegetais, bacalhau, grão, camarão, couscous, a servirem de base a inúmeras combinações.
Participam na Semana Gastronómica, os restaurantes A Coutada, Armazém Central, Bello Giorno, Café do Zuca, Cantinho do Futuro, Casa de Pasto, Espaço Garrett, Flor de Sal, Pôr do Sol.

Semanas mostram o melhor da gastronomia até final do ano 
Esta iniciativa de promoção gastronómica tem como objetivo "dar a conhecer e a saborear os produtos mais característicos da Dieta Mediterrânica considerada pela Unesco Património Imaterial da Humanidade e que se distingue pela presença regular das sopas, cozidos e guisados, pão, frutos e produtos hortícolas, frutos secos, utilização de ervas aromáticas como condimento e consumo de azeite como principal gordura", explica a autarquia da vila morena.
Por todo o Alentejo abunda esta diversidade de produtos absolutamente única, a que acrescentamos o porco, a caça e o borrego. "O Concelho de Grândola apresenta uma vasta oferta de riquezas gastronómicas do interior e também do litoral, possuindo uma faixa costeira e zona estuarina onde ainda abundam algumas espécies", diz a autarquia.
As “Semanas Gastronómicas” decorrem até ao final do ano, na primeira semana de cada mês incluindo dois fins de semana, e apresentam uma ementa preparada com um ou vários produtos da época.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários