Festas Populares de Paio Pires começam hoje

Largadas de touros, cavalhadas, folclore e muita música animam aldeia até domingo 

As Festas Populares chegam esta quarta-feira, 31 de Julho, à Urbanização do Monte Queimado, em Aldeia de Paio Pires, no concelho do Seixal, e decorrem até dia 4 de Agosto com largadas, cavalhadas, concertos, bailes, folclore e a famosa noite da sardinha assada para todos. As festividades arrancam com uma animação de rua da responsabilidade da orquestra de percussão Tocá Rufar e continuam semana dentro com grupos corais, marchas populares, o 37.º Festival de Folclore do Concelho do Seixal, os Sons da Aldeia, e animação musical que conta, entre outros, com os Banza e os  Los Cavakitos. A procissão em honra de Nossa Senhora da Anunciada marca o início do último dia das festas. 
Cavalhadas continuam a ser tradição nas festas 

As Festas Populares de Paio Pires começam já esta noite e prolongam-se até domingo. E como "prato principal", são servidas meia dúzia de largadas de touros. As primeiras à meia-noite de hoje e amanhã. No sábado há toiros na Avenida José António Rodrigues em dose dupla. Às duas da madrugada e às 10 da manhã. No domingo soltam-se os "touros" a partir das zero horas e às 21h30. Esta última, na Arena Multiusos de Paio Pires. Esta é a única festa do concelho de Seixal que tem como "atração principal", a festa brava popular. E, por isso, atrai muitos aficionados. 
As festividades arrancam com uma animação de rua da responsabilidade da orquestra de percussão Tocá Rufar e, até domingo, oferece muitos outros pontos dignos de interesse, como o festival de grupos corais, habitualmente com muitos adeptos nesta freguesia do concelho do Seixal. 
Realce, também, para o VI Festival Sons da Aldeia. São cabeças de cartaz os Tranz-It, que, lembre-se, alcançaram um 3.º lugar num Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-vous, e os The Black Koi, legítimos representantes da nova geração do rock.
O programa integra ainda os Banza, [banda já com lugar cativo nestas festas] no dia 2. Este grupo musical alentejano, fundado em 1981, não precisa de grandes apresentações, seja na região, no país ou além-fronteiras. Saldaram-se em indesmentíveis êxitos as suas actuações fora de portas, como na Suécia, Tunísia, Suíça, Canadá ou Bélgica.
No sábado, pelas 21h30, as atenções concentram-se no 37.º Festival de Folclore do Concelho do Seixal, que convocou o Grupo de Folclore Estrelinhas do Sul, de Paio Pires, o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Campanhã, o Rancho Folclórico do Azinhal, de Castro Marim, o Rancho Folclórico de Cabeção, de Mora, e o Rancho Folclórico de São José da Lamarosa, de Coruche.
Destaque também para as cavalhadas, uma tradição que não falta nas festas de Paio Pires, no sábado a partir das 17 horas. No  mesmo dia há a noite da sardinha assada, com muita música popular e charangas a acompanhar a alegria.
Domingo, dia final, depois da procissão em honra da Nossa Senhora da Anunciada, que se põe a caminho às 17h45, pisarão as ruas de Paio Pires os Karma Drums, outra jovem banda de percussão do Seixal que reforça o seu espectáculo após cada apresentação pública.
Festas fecham com chave de ouro com Los Cavakitos, que se estrearam ao vivo em 2015. Trata-se de um conjunto que se consagra à cultura e música Mariachi. Levaram já a sua originalidade musical e grande sentido de humor às maiores e mais prestigiadas salas nacionais. 
Oferecem sempre um espectáculo bem-disposto, mas com a finura musical sempre à espreita. “Este grupo de músicos de várias origens transportam a prova que a Madona é filha de um casal Mariachi que vivia no interior do Grande México”, como gostam de dizer. 
A acompanhar tudo isso há bailes populares, tasquinhas, carroceis, feira franca, presença do movimento associativo local e, claro, a folia e a alegria para celebrar as festas populares da Aldeia de Paio Pires.
"As festas populares juntam-nos em redor da música, nos bailaricos, arraiais, barracas de comes e bebes e divertimentos. Com elas, cumprem-se tradições que ajudam a contar a nossa história. Por estes dias, o quotidiano municipal é marcado por atividades e animação de rua e todas as freguesias do concelho cumprem a sua tradição", diz a autarquia do Seixal em nota enviada a ADN-Agência de Notícias. 
Amora, de 14 a 18 de Agosto e Corroios, de 23 de Agosto a 1 de Setembro, encerram as festas populares deste ano no concelho do Seixal.

Consulte aqui o programa completo das festas populares de Paio Pires.

Comentários