Festas de Sarilhos Grandes começam esta sexta-feira

Aldeia de Sarilhos em festa em honra de São Jorge 

As Festas de Sarilhos Grandes, no concelho do Montijo, arrancam esta sexta-feira. Vão ser cinco dias de muita animação e alegria, com largadas de toiros, bailes, espetáculos de dança e de música, folclore, stand up comedy, o tradicional passeio da charanga Huga Huga pelo arraial e, claro, muitos comes e bebes. Naturalmente, que em destaque estarão as tradições religiosas com a missa solene em honra de São Jorge no dia 21 de Julho, às 10 da manhã e a procissão, no mesmo dia, pelas 18 horas que vai percorrer várias artérias da aldeia. O encontro de bicicletas antigas e trajes da época, no domingo de manhã, é outro dos momentos altos das festividades. Belito Campos, Banda de Tributo aos Queen, Rosinha e a dupla Emanuel Rosa e Serafim são as "figuras maiores" do cartaz das Festas de Sarilhos Grandes que se prolongam até terça-feira, 23 de Julho.
Sarilhos Grandes comemoram São Jorge 

Até terça-feira, a Freguesia de Sarilhos Grandes, no Montijo, festeja São Jorge. Durante os cinco dias de festa, há dezenas de atividades para todos os gostos: procissão, bailes, largadas, espetáculos musicais, dança e o famoso huga-huga.
De 19 a 23 Julho realizam-se as Festas Populares em Honra de São Jorge, na freguesia de Sarilhos Grandes. A festa promete animação com bailes, largadas, espetáculos musicais e a tradicional procissão.
A abertura oficial das Festas em Honra de São Jorge tem lugar esta sexta-feira, às 21 horas. Neste dia, destaque para desfile das Marchas Populares de Sarilhos Grandes e de Montijo bem como o espetáculo de Belito Campos às 23 horas.
No Sábado, dia 20 de Julho, destaque para a dança tradicional de cariz popular Huga-Huga, que consiste numa fila de pessoas que, de mãos dadas, dançam lado a lado, às 21h45, seguindo-se a 2.ª Mostra de Folclore e baile com Fátima Dias.
No dia 21 de Julho, domingo, realiza-se às 9h15 o Encontro de Bicicletas Antigas e Trajes da Época, no Coreto, a que se segue a missa solene em Honra de São Jorge, padroeiro da freguesia. Às 18 horas realiza-se a grandiosa procissão em Honra de São Jorge. Às 22h30 haverá música no palco da feira com Tributo aos Queen.
Na segunda-feira, dia 22 de Julho, a não perder Stand Up Comedy com Emanuel Moura e Serafim, às 22h30, no palco da feira.
No último dia, terça-feira, 23 de Julho, a Rosinha sobe ao palco às 23h15. As festividades terminam com fogo de artifício.
Nuno Canta, que vai inaugurar as Festas nesta sexta-feira à noite, lembra que estas festividades “são organizadas em nome dos sarilhenses e pretendem honrar as nossas tradições e cultura”, refere o presidente da Câmara do Montijo.
De acordo com o autarca do Montijo, as Festas de São Jorge "são um marco da cultura da nossa terra e têm a importância de juntar as pessoas e serem um elemento agregador da nossa maneira de viver e das nossas tradições”, acrescenta Nuno Canta, realçando o trabalho e a dedicação da Comissão de Festas de Sarilhos Grandes.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários