Festas de Alhos Vedros começam esta noite

A festa mais antiga do concelho da Moita continua cheia de vida

A vila de Alhos Vedros vai estar em festa entre hoje e domingo. Grupo Banza, Xana Carvalho, Banda de Tributo aos Abba e as Bombocas, são os nomes que prometem animar o palco da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, a mais antiga das festividades do concelho da Moita que se acredita ter sido também uma das mais importantes romarias no século XVI. Ao passar por esta vila, nesta altura, não deixe de visitar o Cais do Descarregador e apreciar os barcos típicos do Tejo engalanados que participam na tradicional Regata em honra da santa padroeira e também no concurso de barcos engalanados. Do programa, destacam-se ainda os espetáculos musicais diários, no palco do Parque das Salinas, as tasquinhas de comes e bebes, a procissão, o desfile do Carnaval de verão e o fogo-de-artifício, a fechar as festividades, no domingo.
Desfile do Carnaval de Verão é um marco das festas 

A partir desta noite e até 28 de Julho visite as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, em Alhos Vedros, e divirta-se entre as tasquinhas de comes e bebes e os espetáculos musicais. É a mais antiga das festividades do concelho da Moita que se acredita ter sido uma das mais importantes romarias no século XVI.
Hoje já não tem a "importância" de outros séculos mas continuam a atrair milhares de pessoas no final de Julho à vila ribeirinha de Alhos Vedros. Uma festa baseada, diz a história, numa lenda que percorreu os tempos desde 1148, um anos após a conquista de Lisboa pelo nosso primeiro rei. Os mouros que ficaram nas vilas de Palmela e Sesimbra... tentaram expulsar os cristãos de Alhos Vedros. Não conseguiram. Os cristãos invocado Maria Santíssima, Rainha dos Anjos, acabaram por mandar os mouros de volta às fortalezas de onde vieram. Foi uma festa. A mesma que hoje continua em nome da Rainha dos Anjos.
Durante cinco dias a população poderá contar com muita música, actividades desportivas, um concurso de barcos engalanados, as tradicionais tasquinhas e, como é costume, uma Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Anjos, na tarde do último dia de festa.
A abertura das festas está marcada para quarta-feira (24), pelas 21 horas, na Praça da República, e contará com a participação da Academia Musical União e Trabalho. Já o Grupo Banza atua na quinta-feira (25), pelas 22h30, no palco principal. Esta promete ser a noite mais alegre destas festas, o Carnaval de Verão da SFRUA, mais conhecida como a “Velhinha de Alhos Vedros”, vai andar na rua. O samba, as passistas e os ritmos quentes do Carnaval, em Julho, vão encher as ruas da festa a partir das 21 horas.  E na sexta-feira Xana Carvalho atua também pelas 22h30.
A música dos anos 70, que marcou gerações, chega no sábado (27) com actuação dos “The Tribute ABBA”, no palco principal pelas 22h30. Uma homenagem ao quarteto da Suécia que simboliza até hoje o brilho do Festival Eurovisão da Canção, cujo primeiro lugar venceram em 1974.
Na última noite de festa Alhos Vedros recebe a dupla de Bombocas em palco. A sua música já percorreu Portugal de norte a sul e ilhas. E chegou também às comunidades portuguesas radicadas por todo o mudo desde o Canadá à África do Sul e ilhas do Caribe. Na vizinha Espanha chegaram a ser consideradas Rainhas da Música Popular na TV Galiza.
A Câmara da Moita estará também presente nas Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos com um stand institucional, para que os visitantes conheçam a actividade municipal e o projecto “Moita Património do Tejo”.
Alhos Vedros espera receber durante os cinco dias de festa, “milhares de pessoas”, por estes dias de festa grande na freguesia. As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos tem como objetivo “reativar a confiança dos feirantes, ganhar mais visibilidade” e “projetar a imagem de Alhos Vedros, enquanto vila histórica que é”, lembra a organização.
Consulte aqui o programa completo das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Anjos.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários