Fertagus aumenta comboios em Pinhal Novo e Setúbal

Empresa vai reforçar oferta para Lisboa em 10 por cento a partir de Outubro

A partir de Outubro, haverá mais ligações diárias da Fertagus entre Lisboa e Setúbal. A notícia avançada este domingo,  pelo “Dinheiro Vivo” diz que a empresa de transportes vai reforçar a oferta em 10 por cento. Segundo a publicação, “a gestora dos comboios da ponte 25 de Abril terá capacidade para receber mais passageiros através [também] do aumento dos comboios com oito carruagens”. Em declarações ao jornal online, Cristina Dourado, administradora da Fertagus, garantiu: “Vamos fazer mais 16 comboios duplos por dia e mais sete ou oito ligações diretas a Setúbal, com paragem também em Pinhal Novo. Começaremos a fazer os comboios duplos mais cedo, a partir de Setúbal”. Contudo, ainda não foram divulgados os novos horários. A entrada em vigor do passe único, em Abril desde ano, levou a um aumento de 20 por cento dos passageiros. Um novo desafio está a chegar. A 1 de Agosto entra em vigor o Navegante Metropolitano Familiar, com bilhetes a 80 euros para as famílias com três ou mais elementos. 
Mais comboios na hora de ponta para Setúbal 


Os utentes da Fertagus poderão contar com mais oferta a partir de Outubro. A gestora dos comboios da ponte 25 de Abril terá capacidade para receber mais passageiros através do aumento dos comboios com oito carruagens – os chamados comboios duplos – e através do aumento das ligações entre Lisboa e Setúbal. Até ao final do ano, todos os comboios da Fertagus também deverão acomodar mais utentes de pé.
Primeiro, chegarão os comboios com oito carruagens. “Vamos fazer mais 16 comboios duplos por dia e mais sete ou oito ligações diretas a Setúbal. O aumento das ligações entre as duas cidades será feito com o prolongamento de viagens, sobretudo à tarde. Há viagens que começavam ou terminavam em Coina e que vão passar a ter início ou fim na cidade sadina, com paragens ainda em Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide e Palmela.  
A Fertagus já tem canal horário disponível para concretizar estas alterações junto da IP, a gestora ferroviária nacional. A Fertagus apenas não tem a data definida para a entrada destes horários “porque obriga a maior disponibilidade de meios humanos. Estamos a fazer contratação interna e a dar possibilidade de os nossos funcionários serem maquinistas. Isto também implica, ao mesmo tempo, alterações na rotação de material e nas escalas de serviço”, diz a administradora da empresa ao Dinheiro Vivo.  
Cristina Dourado, no entanto, deixa uma garantia: “É certo que até Outubro vamos lançar estes horários. Se conseguirmos começar antes, em Setembro, tanto melhor”. 

Menos lugares sentados... e mais em pé...   
Mesmo no final do ano, os 18 comboios do parque de material da Fertagus passarão a ter mais lugares de pé – e menos lugares sentados. Isso irá acontecer se o Instituto da Mobilidade e dos Transportes validar o comboio que a transportadora está a testar desde Maio e que conta com menos 112 lugares sentados e mais 160 lugares de pé; em termos líquidos, são mais 48 lugares por comboio. 
“O comboio vai estar em testes até o Instituto da Mobilidade e dos Transportes dizer que é uma solução possível. Estamos a avaliar as deformações que o comboio possa ter e se não há qualquer problema para a estrutura”, explica a gestora ferroviária. Até agora, “as reações têm sido positivas”. 
A decisão final do Instituto da Mobilidade e dos Transportes será tomada em Setembro, acredita Cristina Dourado. Com o parecer favorável do instituto e sem necessidade de alterações, a Fertagus assegura: “Temos capacidade para modificar todos os comboios em dois meses”. Ou seja, toda a frota ficará renovada até ao final de Novembro. 

Passe Família já pode ser pedido
O aumento da oferta nos comboios da Fertagus é essencial para a transportadora responder ao aumento de procura de 20 por cento desde a entrada do passe único. A empresa integrou o sistema que permite pagar 40 euros por mês para viajar nos operadores de transportes dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa. 
Novo desafio poderá estar a caminho, a partir de quinta-feira, 1 de Agosto. Arranca nesse dia o passe Navegante Metropolitano Familiar, com bilhetes a 80 euros para as famílias com três ou mais elementos. A Fertagus sabe que há “bastante procura” por este novo passe. 
Desconhece, contudo, se “serão ou não as mesmas pessoas a andar nos comboios e que vão passar a pagar menos”, diz Cristina Dourado. 
As famílias que residam num dos 18 concelhos da área metropolitana de Lisboa já podem pedir o novo passe social Navegante Família, que limita a dois o número de passes que passam a ser pagos por uma determinada família, independentemente do número de elementos do agregado familiar.
O pedido deve ser feito por um responsável da família num dos postos de atendimento designados para o efeito. Deve preencher o requerimento e entregar documentação do próprio e dos restantes elementos do agregado, que pode variar. Para validação das pessoas abrangidas pelo desconto, os elementos da família devem ter a mesma morada fiscal, num dos concelhos da área metropolitana.
Certo é que todos os membros da família poderão usufruir do desconto, desde os pais aos sogros do requerente, passando pelos avós e, claro, pelos filhos. No caso do passe Navegante Municipal, cujo passe custa normalmente 30 euros, uma família poderá ter três ou mais passes, pagando apenas 60 euros. No caso do Navegante Metropolitano, que suporta todos os transportes de Lisboa e arredores, uma família pagará, no máximo, 80 euros.
De acordo com a AML, o pedido poderá levar dez dias até ser aprovado. Os novos passes Navegante Família poderão ser adquiridos “entre o dia 26 do mês anterior e o dia 25 do mês de utilização”. Após o pagamento pelo requerente, os restantes cartões Lisboa Viva poderão ser carregados, “todos no mesmo momento ou em momentos e locais distintos”.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários