Feira de Sant’Iago revela sabores de Setúbal

Anselmo Ralph, David Fonseca e Gabriel O Pensador na maior desta da cidade

Anselmo Ralph, Ana Malhoa, David Fonseca, Virgul, Barbara Bandeira, Calema e Gabriel, O Pensador são algumas das atrações musicais da Feira de Sant’Iago 2019, em Setúbal, que decorre de 20 de Julho a 4 de Agosto, este ano dedicada à gastronomia, anunciou esta terça-feira o município. Com a edição deste ano dedicada à gastronomia, o renovado Pátio dos Sabores, antiga Praça do Mundo, vai contar com uma presença reforçada da restauração setubalense em diversas tasquinhas, mas também com a dinamização de showcookings, no âmbito de uma estratégia que pretende aliar a gastronomia à celebração da música popular, com espetáculos diários no Palco Mourisca. “Queremos valorizar o que temos de melhor para oferecer a quem nos visita”, vincou o vice-presidente da Câmara de Setúbal, Manuel Pisco, na apresentação do certame.
Feira arranca já este sábado 

No plano musical, destaca-se também o projeto Um Corpo Estranho, de João Mota e Pedro Franco, que abre a noite de domingo, dia 21 de Julho, a que se segue a atuação de Sérgio Godinho, com início previsto para as 22h30, no palco principal do recinto da feira, no Parque Santiago, na zona das Manteigadas, em Setúbal.
A Grande Filarmónica de Setúbal abre o certame com um espetáculo que terá início às 22h00 de sábado, mas o cartaz da feira deste ano inclui ainda, entre outros artistas,  Deolinda de Jesus, Raquel Tavares, Ricardo Má Sorte e os Diabo na Cruz, João da Ilha e o setubalense Toy.
Segundo a Câmara de Setúbal, a gastronomia também vai estar em destaque na área institucional, na entrada principal, com uma exposição em que o município propõe experiências interativas e apresentações diárias de showcookings, acompanhadas de provas de vinhos.
Exposições, demonstrações de robótica e outras novidades tecnológicas, zonas para gaming e experimentação de drones, um superslide com 140 metros de comprimento, quinta pedagógica, zona de adoção de animais, um picadeiro e uma pista de BMX, além dos tradicionais divertimentos das feiras, são outras atrações do certame.
Para facilitar o acesso ao recinto da feira, nas Manteigadas, a Câmara Municipal diz que está assegurado o alargamento de horários de diversas carreiras urbanas, bem como duas carreiras para deslocações exclusivas entre a cidade e o Parque Santiago, com o custo de um euro.

Feira com quatro séculos de história vai modernizar-se 
Os concertos são apenas um dos ingredientes em destaque no programa do certame composto por uma “oferta diversificada de atividades para todos os públicos”, sublinha a diretora da Feira de Sant’Iago, Ana José Carvalho.
A área institucional, localizada na entrada principal do recinto, com a exposição da Câmara de Setúbal alusiva à temática “Gastronomia”, oferece experiências interativas e apresentações diárias de showcookings, acompanhadas de provas de vinhos.
O objetivo desta zona “muito especial”, na qual se encontram, igualmente, as exposições das juntas de freguesia do concelho, é “apresentar a diversidade gastronómica de Setúbal e a multiculturalidade que a caracteriza”, bem como de algumas cidades nacionais e estrangeiras geminadas com o município sadino.
Apesar de contar com mais de quatro séculos de história, a feira continua a renovar-se, a apresentar novidades e a dar resposta a novas realidades.
A área empresarial e institucional é dotada de melhores condições, no âmbito da aposta na “reaproximação do tecido empresarial e institucional da região ao evento”, e utiliza, pela primeira vez na Feira de Sant’Iago, o Pavilhão Municipal das Manteigadas como núcleo expositivo.
A exposição automóvel surge nesta edição com zonas privilegiadas de apresentação, na principal entrada do certame, e, para os amantes da tecnologia, o Espaço E-Tech oferece exposições, demonstrações de robótica e outras novidades tecnológicas, além de zonas para gaming e experimentação de drones.
A planta de localização dos 40 setores de atividade diferentes presentes no evento, surge com um novo ordenamento e mais lugares disponíveis para a comercialização de diversos tipos de artigos, tendo em conta o aumento da procura, motivo que originou, igualmente, o reforço da área de produtos regionais, além do reforço da iluminação pública em vários pontos de todo o recinto da maior festa do concelho, e uma das maiores do distrito de Setúbal.

Agência de Notícias 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários