Casa em Alcácer do Sal ganha prémio internacional

Vermelha, geométrica e sustentável a Casa 3000 é uma “casa do Monopólio” em ponto grande

A “Casa 3000”, com projeto do arquiteto Luís Rebelo de Andrade e situada na Herdade da Considerada, no concelho de Alcácer do Sal, foi distinguida nos prémios de arquitetura da conceituada plataforma internacional online Architizer A+, na categoria Conceitos - Plus - Arquitetura + Cor. Escolhida de entre 553 finalistas a concurso, a “Casa 3000” situa-se numa extensão de 500 hectares de terreno árido, sobreiros e pinheiros, a cerca de sete quilómetros da cidade de Alcácer do Sal. Numa paisagem uniforme, o projeto prima pela cor distinta, que o torna numa espécie de marco geodésico de referência e localização na Herdade.
Casa "encarnada" vence prémio mundial 

Numa das primeiras visitas à propriedade, o arquitecto chegou mesmo a perder a localização do jipe que havia levado, uma vez que a Herdade da Considerada não tinha pontos de referência. Assim nasceu a ideia do projecto de construção da Casa 3000, que acaba por funcionar "como marco geodésico". Face à dificuldade em alcançar água e corrente eléctrica, a casa e o armazém agrícola foram concebidos para minimizar o tempo e o custo de construção e privilegiar a sustentabilidade energética.
A casa de 400 metros quadrados "tem um desenho de uma simplicidade extrema, em que a cor é a grande diferença”, explica Rebelo de Andrade, que optou por usar o vermelho na chapa por oposição ao verde circundante. Mas lá por ser uma casa aparentemente simples, tal não significa que esta deva ser desvalorizada.
Sendo a casa avessa a desperdícios de energia, ao lado da mesma, no armazém agrícola que serve de alojamento às alfaias e máquinas agrícolas, encontram-se painéis fotovoltaicos e aquecedores solares, o que possibilita um maior aproveitamento da luz natural. 
Apesar de Luís Rebelo de Andrade apostar, normalmente, na “discrição”, esta casa “é totalmente o oposto”. Isto porque a abordagem do projeto reflecte a natureza do local. “Em termos de sustentabilidade, eu diria que é uma casa quase perfeita”, crê o arquitecto, que fez questão de construir uma casa auto-suficiente, cujo projecto contou com a colaboração do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.
No interior, a casa é luminosa, com uma escadaria central revestida de madeira que “constitui alguma inovação no panorama da construção em Portugal”, entende Rebelo de Andrade. A cozinha é linear, com armários brancos brilhantes e janelas que percorrem toda a divisão e permitem um olhar para as árvores do jardim.
Na outra extremidade da casa encontra-se a sala de estar, que pode ser fechada graças a uma parede de madeira deslizante. Há toda uma paleta de cores suaves que contrasta com o exterior, revestido a aço corrugado (enrugado) vermelho brilhante. É essa cor que dá nome à casa  cujo formato se assemelha ao das minúsculas casas do Monopólio.
A plataforma Architizer A+ avalia anualmente milhares de projectos de cerca de 100 países do mundo, nos prémios que são tidos como "o maior programa de prémios a celebrar a melhor arquitetura e produtos do ano".

Agência de Notícias com Lusa 
Foto: João Guimarães

Comentários