Alcochete proporciona passeios em Eco Tuk Tuk

Autarquia quer promover a identidade cultural do concelho atraindo mais turistas 

O município de Alcochete está a proporcionar durante o mês de Julho passeios pelo núcleo antigo da vila de Alcochete e pelas salinas do Samouco num veículo 100 por cento elétrico, o Eco Tuk Tuk, conduzido por um condutor guia. O presidente da Câmara, Fernando Pinto, destacou a aposta do executivo municipal no fomento do turismo e que este novo serviço “visa promover a nossa identidade cultural e o que de mais genuíno possuímos, com a particularidade de o veículo a utilizar ser 100 por cento elétrico”. O passeio vai percorrer os monumentos emblemáticos do concelho. A viagem mais barata [dentro da vila] dura uma hora e custa 25 euros por pessoa. A mais cara vai até às salinas do Samouco, dura duas horas, e custa 35 euros. 
Viagens duram até ao final deste mês 

Realizou-se na semana passada, a viagem inaugural do Eco Tuk Tuk, um veículo 100 por cento elétrico com capacidade para seis pessoas, que vai durante o mês de Julho permitir que turistas e locais (re)descubram o núcleo antigo da vila de Alcochete e as salinas do Samouco.
Estão disponíveis dois percursos, nomeadamente a Tour “História da nossa História” com duração de uma hora, em que será possível descobrir o património histórico e cultura da vila, através de uma viagem por ruas do núcleo antigo, e a Tour “Experiência com sal e sabor” em que será possível não só conhecer o núcleo antigo e o património, mas também, ao longo de duas horas descobrir as Salinas do Samouco, um complexo de produção de sal, e ainda degustar a tradicional fogaça e um licor típico.
Conduzido por um condutor guia, as “tours” estão disponíveis em português, espanhol, inglês e italiano.  O vereador da Cultura, Identidade Cultural e Turismo, Vasco Pinto, destaca a importância dos veículos Tuk Tuk “na dinâmica turística das cidades” e que “os passeios em Alcochete serão acompanhados por um guia que fala vários idiomas”.“É uma atividade experimental que visa promover o turismo, criar dinâmica e oferecer mais um produto a quem nos visita, com a particularidade desta dinamização ser feita em parceria com um operador turístico da cidade de Lisboa que também divulgará os passeios de Tuk Tuk em Alcochete e as viagens no Bote Leão nos seus postos de venda em Lisboa”, disse o autarca.
“Estes passeios vão percorrer os monumentos emblemáticos de Alcochete e também a estatuária, começando pela estátua de El-Rei D. Manuel I e a estátua do Padre Cruz e outros monumentos importantes do nosso concelho e deixar uma boa experiência a quem nos visita”, acrescentou.
Os passeios em Eco Tuk Tuk decorrem até 31 de Julho, com exceção das segundas-feiras, e para mais informações e aquisição de bilhética, os interessados devem contactar o posto de turismo no largo da Misericórdia ou através do telefone 212 348 655. A participação nos passeios é feita mediante a aquisição de bilhete, no posto de turismo, no fórum cultural de Alcochete e na rede Ticketline em www.ticketline.pt ou www.ticketline.sapo.pt.
A reserva de bilhetes também é possível desde que cumpra uma antecedência mínima de 5 dias sobre a data do passeio e é feita através do endereço posto.turismo@cm-alcochete.pt.
O veículo tem capacidade para seis pessoas e o local de partida está situado no largo da Misericórdia, junto ao posto de turismo, podendo o veículo ser utilizado em passeios mediante aquisição de bilhete ou mediante reserva do veículo, sendo que o valor é único independentemente do número de passageiros.

Visitas entre os 25 e os 35 euros por pessoa 
Os passeios regulares, com percursos e duração distintas são: Tipo 1 – Tour História da nossa história (uma hora 25 euros) e Tipo 2 – Tour Experiência com Sal e Sabor (duas horas por 35 euros).
O tour “História da Nossa História” tem partida e chegada no largo da Misericórdia com passagem pelos seguintes referências históricas: Paço de S. João; padrão comemorativo do nascimento de D. Manuel I; Escola Conde Ferreira; lar do Barão de Samora Correia; estátua El Rei D. Manuel I; Praia dos moinhos; Largo de São João; estátua do Santo Padre Francisco Rodrigues da Cruz; Poço de São João; Igreja de São João Baptista (Matriz de Alcochete); Igreja Nossa Senhora da Vida.
O tour “Experiência com Sal e Sabor” tem também partida e chegada no largo da Misericórdia com passagem pelos seguintes referências históricas e valor paisagístico: Paço de S. João; padrão comemorativo do nascimento de D. Manuel I; Escola Conde Ferreira; lar do Barão de Samora Correia; estátua El Rei D. Manuel I; Praia dos moinhos; visita à Fundação das Salinas do Samouco; Largo de São João; estátua do Santo Padre Francisco Rodrigues da Cruz; Poço de São João; Igreja de São João Baptista (Matriz de Alcochete); paragem num estabelecimento local para prova de fogaça e licor; Igreja Nossa Senhora da Vida.
O Tuk Tuk Alcochete resulta de uma parceria com um operador turístico da cidade de Lisboa, que para além das viagens no Eco Tuk Tuk, promove passeios na embarcação da autarquia: o Bote Leão.
O Bote Leão é uma embarcação com capacidade para 42 pessoas, que permitirá a ligação de Alcochete a Lisboa, passeios regulares até à Ponte Vasco da Gama e à Reserva Natural do Estuário do Tejo, e ainda passeios programados para grupos de curta, média ou longa duração.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários