Seixal junta fado com arte de rua este fim de semana

Da“Baía do Seixal à mesa com o Fado” até "à Babuja" 

Os fãs de fado e gastronomia devem reservar os dias 8 e 9 de Junho para uma viagem com destino ao Seixal. A Câmara Municipal e a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal estão a organizar um fim-de-semana inteiramente dedicado a estes dois pilares da cultura portuguesa. Na primeira edição do Fado Food Fest, haverá concertos de nomes como Cuca Roseta e Gisela João, animação de rua, fogo-de-artifício e propostas de restauração para matar a fome entre actividades: produtores e restaurantes vão preparar receitas e petiscos tradicionais para acompanhar com vinho da região. “Baía do Seixal à mesa com o Fado” é o mote do evento. Ao mesmo tempo, a 7, 8 e 9 de Junho, o À Babuja – Festival de Street Art do Seixal está de volta para dar nova vida e cor a alguns edifícios e espaços públicos do núcleo urbano antigo do Seixal. 
Gisela João marca presença na Baía do Seixal 

O festival posiciona-se também como um evento amigo do ambiente: na zona de restauração, onde vão estar restaurantes como 100 Segredos ou O Cristino, não haverá descartáveis de plástico. Os copos serão todos reutilizáveis (com devolução da tara) e os pratos, tigelas e talheres biodegradáveis (produzidos a partir de cana do açúcar ou amido de milho).
"É um festival único, que junta vários aspectos do melhor da nossa cultura, como o fado e a gastronomia. O concelho do Seixal é cada vez mais um destino que apresenta propostas culturais de grande qualidade, como são o SeixalJazz ou o recente Festival do Maio. Queremos prosseguir o caminho de promoção cultural de elevada qualidade na nossa região e no nosso País", diz Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal.
“Baía do Seixal à mesa com o Fado” é o tema de um ambicioso programa de festas que inclui animação de rua, gastronomia, fogo de artifício e concertos, com alguns dos mais prestigiados fadistas da nova geração. No dia 8 de Junho, sobem ao Palco Principal Cuca Roseta, Ana Laíns e Hélder Moutinho, enquanto os M-Pex actuarão no Palco Secundário.
No dia 9 de Junho serão cabeças de cartaz Gisela João, Stereossauro e Diamantina Rodrigues, actuando os Bela Ensemble no Palco Secundário.
Mas não só de música se faz este festival: fora de palco haverá também várias animações e surpresas e ainda o melhor da gastronomia regional. Produtores e restaurantes presentearão o público com tradicionais receitas e petiscos, sem esquecer a presença dos melhores vinhos da região, a serem degustados ao som das guitarras portuguesas.

Festival de Street Art do Seixal começa hoje
Até domingo, o À Babuja – Festival de Street Art do Seixal está de volta para dar nova vida e cor a alguns edifícios e espaços públicos do núcleo urbano antigo do Seixal.
O festival promove grandes intervenções em edifícios e espaços públicos, levadas a cabo por artistas convidados, que são nomes conhecidos da arte urbana.
Este ano, as grandes intervenções vão ser realizadas no mural do Mercado Municipal do Seixal (intervenção feita em colaboração com Eduardo Palaio, autor do mural atual), numa fachada na Praça 1.º de Maio e no posto de transformação de energia localizado no parque dos bombeiros.
Mosaik e Mar (mural do mercado), Draw & Contra (Praça 1.º de Maio) e Trafic (posto de transformação) são os writers que vão fazer das paredes a sua tela.
Como na primeira edição, os jovens artistas e estudantes das escolas do concelho são também protagonistas do festival. São eles que vão dar vida a uma galeria em construção ao ar livre, no jardim do Seixal, ao intervir em estruturas/cubos que ali serão colocadas.
Os três dias do À Babuja serão ainda preenchidos por música ao vivo, dança, workshops e muita animação.
"À babuja" é uma expressão popular que significa estar perto de algo e muito utilizada pela população do Seixal, nomeadamente pelos pescadores.

Comentários