Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 25 de junho de 2019

Marchas desfilam brio bairrista em Setúbal

Milhares na Avenida para ver passar as marchas populares

As Marchas Populares de Setúbal desfilaram no dia 22, à noite, na Avenida Luísa Todi perante uma multidão que ficou a conhecer as oito coletividades participantes e as três extraconcurso que compõem a edição 2019 do tradicional evento setubalense. A festa dos santos populares regressou à emblemática avenida da cidade para um espetáculo de entrada gratuita que deu a conhecer temas, coreografias e músicas dos grupos que vão marchar pela vitória em desfiles a concurso a realizar nos dias 28 e 29 na Praça de Touros Carlos Relvas.
Marchas voltam a desfilar a 28 e 29 de Junho 

O desfile começou com as participações extraconcurso, a marcha da APPACDM de Setúbal, com “A música do meu silêncio!”, e as marchas infantis da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense e do Núcleo Bicross de Setúbal, com as temáticas “Moinhos da nossa terra” e “Ligeiras vão saltitando”, respetivamente.
O brio bairrista que irá brilhar em concurso deu continuidade à noite de marchas na Avenida Luísa Todi, com o desfile da União Desportiva e Recreativa das Pontes, com o tema “Setúbal Varina, num Perfeito Dialeto”, e do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, que desfilou “Tradições de um Povo num Rio Beijado pelo Sol”.
Seguiram-se as marchas do Clube Recreativo Palhavã, com “P’ra que Horas é o Aviso?”, da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, que apresentou a coreografia “Com o Mar Aqui tão Perto”, e da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, que desfilou com o tema “Música Maestro”.
O Núcleo Bicross de Setúbal apresentou “No Coração, a Nossa Marcha é Rainha”, o Grupo Desportivo Setubalense ‘Os 13’, “Das Salinas aos Bailaricos pelo Meio um Namorico”, e o Grupo Desportivo Independente inspirou a marcha na temática “Choco Frito, o Sabor que só Setúbal tem”.
O desfile de apresentação das marchas na Avenida Luísa Todi abriu e encerrou com a Grande Marcha “Calafate, o Cantador da Cidade”, com letra de Natália Abreu e música de Artur Jordão, tema interpretado por Joana Lança, madrinha das madrinhas da edição 2019 do certame.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, esteve presente no desfile de apresentação das Marchas Populares de Setúbal 2019, assim como outros elementos do Executivo camarário, a par de presidentes e representantes das juntas de freguesia do concelho sadino.
O ator Fernando Luís preside ao júri do concurso, do qual fazem ainda parte Ricardo Crista, para a categoria Cenografia, Diana Vieira, Coreografia, Rita Melo, Figurino, Ester Correia, Letra, e António Laertes, Música, conjunto que avalia as coletividades a concurso em desfiles agendados para os dias 28 e 29, às 22 horas, de entrada paga, na Praça de Touros Carlos Relvas.
Nos desfiles em competição, as entradas simples em ambos os dias do concurso organizado pela Câmara Municipal, com o apoio da Europrol, custam 2,50 euros. Os bilhetes para lugares sentados têm o valor de 3,50 euros, enquanto os acessos aos camarotes têm o preço de quatro euros por pessoa. As crianças até 10 anos de idade têm entrada livre.
“Expressão maior do associativismo e da cultura popular da cidade”, as marchas de Setúbal “movimentam, em cada território, bairro e freguesia, um número de pessoas tão diferentes”, vincou o vereador Pedro Pina, aludindo aos marchantes e ao pessoal responsável pela construção do certame, como as costureiras, os carpinteiros e os soldadores.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010