Fest'Asso anima Setúbal até 7 de Julho

Duas semanas de festa grande no Largo José Afonso

Gastronomia, música, espetáculos, atividades desportivas e artesanato animam o Fest’Asso, certame de promoção e divulgação do movimento associativo, que decorre até 7 de Julho, no Largo José Afonso, em Setúbal. A festa do movimento associativo da União das Freguesias de Setúbal, que conta com o apoio da Câmara Municipal, promete um leque variado de atividades durante duas semanas. “Este projeto não se resume a tasquinhas gastronómicas e a música. Uma componente importante é o objetivo de mostrar as atividades do movimento associativo”, sublinhou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas. 
Fest'Asso começou no sábado em Setúbal 


No dia de abertura do Fest’Asso, a 22, o programa musical contemplou atuações de Cantares do Sado e Trio Abel Geada. O Grupo Típico Alentejano Banza passou por lá ontem.
Esta segunda-feira, 24, os Irmãos Cabanas animam a noite no Largo José Afonso, e a 25 é a vez da música de Castro e Salgueiro Rock Alentejano animar o certame.
A festa prossegue no dia 26 com a animação musical de Toy e a Sua Banda e, a 27, a vez da voz de André Patrão.
Com a chegada do fim de semana, na noite de dia 28 do Fest’Asso é animada por João Tendeiro. Sábado, a música é de Os Klássicos e a 29 sobem ao palco Os Alcorrazes.
Jorge Nice é o protagonista da noite de dia 1 de Julho. Já dia 2 é a vez de Luís Portela e dia 3 Ricardo Laginha passa pelo certame.
Dia 4 de Julho há hip hop no Fest’Asso, pela Associação Cultural Music and Movement e, depois, segue a sonoridade de Fiesta Lusa.
A marcha do Clube Recreativo da Palhavã passa pelo certame ao início da noite do dia 5. De seguida, Star Band apresenta-se no palco. A música de dia 6 é da responsabilidade de Nuggyland.
O último dia do Fest´Asso 2019 arranca com um Festival de Ginástica, no Auditório José Afonso. A fechar há Noite de Fado, com as vozes de Deolinda de Jesus, Susana Martins, Carla Lança, Fernando Machado e Octaviano Sales.
Entre 22 de Junho e 7 de Julho, o certame inclui ainda áreas de animação infantil, mostras de artesanato e produtos locais e demonstrações das atividades desenvolvidas pelas coletividades, nomeadamente no desporto.

Evento importante para o movimento associativo 
O evento é organizado pela União das Freguesias de Setúbal com o envolvimento de coletividades, que durante o certame dão a conhecer o seu trabalho e asseguram o funcionamento de tasquinhas gastronómicas. “Mas é também uma parceria muito forte com as associações. Elas fazem o Fest’Asso. Aliás, essa é uma marca da junta de freguesia. Não faz nada sozinha, nem apenas para ela própria. Trabalha sempre com todos e para todos”, realçou Rui Canas na edição do ano passado.
O Fest’Asso conta com o envolvimento de mais de duas dezenas de coletividades com presença na União das Freguesias de Setúbal.
“Esta riqueza não pode ser desperdiçada”, sublinhou a vereadora das Atividades Económicas da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, salientando, ainda, “o programa muito rico, muito completo e muito ambicioso” do certame.
O evento, reforçou a autarca, é um motivo de orgulho para o concelho, uma vez que “a festa popular é também um espelho da identidade local, além de que o envolvimento do movimento associativo, com um conhecimento profundo do que se faz localmente e da maneira de sentir das pessoas, permite uma festividade cada vez melhor”.

Agência de Notícias 

Comentários