Bote Leão irá passar a viajar de Alcochete até Lisboa

O "rei dos nordestes" invade a capital... 

A Câmara de Alcochete assinou, nesta terça-feira, um protocolo de colaboração entre o município de Alcochete e a Administração do Porto de Lisboa, com vista à disponibilização de pontos de acostagem do Bote Leão na Cidade de Lisboa, sob gestão do porto da Capital.  Este protocolo passa, a partir de hoje, a permitir a acostagem do “rei dos nordestes” no Pontão Achigã na Doca de Alcântara, Doca de Santo Amaro, Doca de Belém e Doca de Pedrouços, estando prevista para breve a inclusão de novas rotas para os passeios turísticos promovidos pela Câmara Municipal.
Bote Leão navega para Lisboa 

Para o presidente Fernando Pinto, “trata-se de uma medida extraordinária que permite colocar na nossa rota turística outros percursos e, não obstante as dificuldades que temos tido no equilíbrio das contas, responder ao desafio de ficarmos mais virados para o Rio Tejo que tem sido, por vezes e infelizmente, maltratado”.
Vasco Pinto, vereador com o pelouro do turismo, salientou a “importância deste tipo de sinergias e troca constante de ideias para novas oportunidades na exploração turística do Concelho de Alcochete".
Ricardo Medeiros da administração da Administração do Porto de Lisboa, confirmou que este tipo de colaborações é essencial para promover a atividade turística e responder ao interesse crescente pelos passeios no rio e a descoberta dos Concelhos da margem sul do Tejo.
Nesta cerimónia estiveram presentes, do lado da Autarquia, o presidente Fernando Pinto, a vice-presidente Maria de Fátima Soares e os vereadores Pedro Lavrado e Vasco Pinto. A representar a Administração do Porto de Lisboa estiveram Ricardo Medeiros (Conselho de Administração) e Nuno Almeida (Chefe de Divisão de Desporto e Náutica).

A história da embarcação
O Bote Leão é a embarcação tradicional do Tejo, propriedade da Câmara de Alcochete, que está ancorada na história e tradição local e reflete a grande paixão pelo Tejo, orgulhosamente assumida pelas gentes locais.
Objeto de uma candidatura a fundos comunitários e de um apoio mecenático, a embarcação foi construída de raiz no estaleiro naval de Jaime Costa, de acordo com as técnicas utilizadas na construção das antigas embarcações que navegavam no Tejo.
Com a construção da nova embarcação a Câmara Municipal "quis que regressasse ao Tejo uma das mais emblemáticas e recordadas embarcações locais com o objetivo de realizar passeios turísticos no rio, entre a Ponte Vasco da Gama e a Reserva Natural do Estuário do Tejo, viagens que proporcionam aos visitantes imagens únicas num contexto natural e urbano".
O Bote Leão representa igualmente "um incentivo ao regresso ao mar, aos saberes e às experiências dos marítimos e dos pescadores, objetivo que é um desígnio e que está na essência do ser português, bem cimentada localmente na tradição marítima de Alcochete".

Passeios no Bote Leão prometem um sunset diferente
"Este verão queremos que conheça o fantástico pôr do sol de Alcochete, tantas vezes fotografado", a bordo do Bote Leão, a embarcação tradicional propriedade do Município de Alcochete.
"Queremos vê-lo a bordo para uma viagem descontraída e com animação garantida por diferentes agentes locais: Paparocas Bar, Pikolé, Alcach Bar e Riskbar", refere a autarquia.
O arranque acontece já no próximo dia 21 de Junho, com o Tiki Sunset, pelo Paparocas Bar, segue-se a Gin Summer Party, pelo Picolé, no dia 20 de Julho, no último dia de Agosto a festa é brasileira com o Alcach Bar e esta sequência de sunsets on board termina com uma festa havaiana pelo Riskbar.
Os vouchers podem ser adquiridos no Posto de Turismo e nos bares aderentes.
Programação
Data: 21 de junho
Horário: 18h00 às 20h00
Festa temática: Tiki Sunset (Cocktails)
Parceiro: Paparocas Bar

Data: 20 de julho
Horário: 18h00 às 20h00
Festa temática: Gin Summer Party (Gins)
Parceiro: Pikolé

Data: 31 de agosto
Horário: 18h00 às 20h00
Festa temática: Festa Brasileira (Caipirinhas)
Parceiro: Alcach Bar

Data: 21 de setembro

Horário: 18h00 às 20h00
Festa temática: Festa Havaiana (Sangrias)
Parceiro: Riskbar

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários