Venha provar os Sabores de Almada até 24 de Junho

Concurso gastronómico até ao Verão em 25 restaurantes do concelho 

A partir desta segunda-feira, arranca a fase de provas da 15.ª edição do Concurso Gastronómico – Sabores de Almada. Até 24 de Junho, descubra as especialidades gastronómicas propostas pelos 25 restaurantes em competição nas frentes ribeirinha (Cacilhas e Trafaria) e atlântica ou na cidade de Almada. Com preços que oscilam entre os sete e os 35 euros por refeição, nas ementas dos restaurantes a concurso predominam os sabores do mar. Aos paladares do oceano juntam-se as iguarias doces das sobremesas em competição. Além das três categorias a concurso – Cozinha Tradicional Portuguesa, Cozinha de Autor e Cozinha Internacional. Serão ainda atribuídos prémios para a melhor entrada, o melhor prato principal, a melhor sobremesa, o melhor prato de cavala e para a melhor carta de vinhos. 
Sabores de Almada à prova até ao verão 

Entre os dias 6 de Maio e 24 de Junho, 25 restaurantes do concelho de Almada vão estar à prova em concurso gastronómico. “Sabores de Almada”, já na 15.ª edição, pretende promover a gastronomia do concelho, enquanto património cultural e produto turístico, através da cozinha tradicional portuguesa, cozinha de autor e cozinha internacional.
Além dos principais prémios, serão ainda atribuídas distinções para a Melhor Entrada, Melhor Prato Principal, Melhor Prato de Cavala, Melhor Sobremesa, Melhor Carta de Vinhos e serviço e harmonização com a ementa a degustar, um prémio dedicado às práticas de apoio ao turismo e outro à qualidade no âmbito dos serviços e equipamento.
Entre os restaurantes a competir, encontra o Amarra ó Tejo (Largo 1.º de Maio, Jardim do Castelo de Almada), com referência no guia Michelin, onde vai poder provar cozinha de autor, às segundas e terças, durante o almoço. O menu a concurso contempla cogumelos “rellenos”, garoupa estaladiça com linguine de feijão-verde e quenelle gelado de nata com fruta macerada em calda de especiarias.
Se preferir cozinha tradicional portuguesa, pode visitar, por exemplo, o Moinho Alentejano (Rua José Martins Vieira 2-B, Cova da Piedade), onde poderá provar arroz de cavala com coentros, ou o Moinho de Maré (Rua Damião Góis 47-A, Feijó), cujo menu inclui um pudim conventual com amêndoa e canela.
Para palatos mais internacionais, o Soulsushi (Rua Salgueiro da Maia, Capitão de Abril, 19-G) propõe tempura de camarão e manjericão, carpaccio de lírio, combinado de sushi e sashimi e um bolo fofo de chá verde. Mas há mais sugestões na frente ribeirinha, em Cacilhas e na Trafaria, e na frente atlântica, na Costa de Caparica.
Para saber mais informações, pode consultar aqui todos os restaurantes a concurso e as suas propostas. As especialidades gastronómicas podem ser saboreadas até 24 de Junho.
Organizado pela Câmara de Almada, o Concurso Gastronómico – Sabores de Almada tem como objetivo "promover a qualidade e a diversidade da gastronomia do concelho, principalmente na sua vertente turística, mas também como património cultural", refere a autarquia em comunicado. 

Comentários