V Fórum Abrigo começa esta manhã no Montijo

Especialistas juntam-se para debater crianças em risco

Arranca esta quinta-feira, a V conferência ‘Fórum Abrigo’, instituição da Associação Portuguesa de Apoio à Criança que pretende colocar na ordem do dia as diversas problemáticas das crianças e jovens em risco. A conferência terá lugar a partir das 9h30, no Cinema Teatro Joaquim de Almeida, no Montijo. O lema desta edição é “Que crianças queremos, que adultos teremos? Novas realidades, novos desafios, novas respostas?”. “Os Fórum Abrigo têm vindo a afirmar-se como espaços de reflexão e discussão entre um conjunto muito alargado de técnicos e instituições”, destaca um comunicado da organização.
Forum da Abrigo vai discutir problemas das crianças 

De acordo com esse documento, “os painéis de discussão são compostos por especialistas do mais alto nível e os temas capazes de granjear o interesse de todos quantos tenham interesse nestas problemáticas”, “tanto os que trabalham neste contexto, como quaisquer profissionais das áreas da educação, saúde, justiça ou, simplesmente, para cidadãos interessados”.
O primeiro painel conta com dois dos mais reconhecidos autores na área da criança a nível ibérico: o português professor Daniel Sampaio e o espanhol Javier Urra, ambos autores de vários ‘best-sellers’ nestas áreas.
Javier Urra foi mesmo considerado durante vários anos “El primer defensor del menor” em Espanha.
Estes especialistas vão abordar os desafios que se colocam às crianças e aos jovens de hoje, bem como às suas famílias e aos técnicos que com eles têm de lidar, analisando “as problemáticas criadas pelas novas tecnologias e pelas novas dinâmicas sociais que surgem como novos territórios e novas questões para as quais têm de se encontrar respostas”.
O segundo painel do V Fórum Abrigo vai discutir e contrapor a resposta social de “acolhimento familiar”, relativamente ao acolhimento institucional e fazer o ponto de situação do desenvolvimento desta resposta em Portugal, comparativamente com o que acontece noutros países.
Destaque ainda para a apresentação de um estudo encomendado pela Abrigo ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, que visa caracterizar as crianças e jovens em risco nos concelhos de Montijo e Alcochete, áreas em que a Abrigo desenvolve a resposta social do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, assim como a apresentação do tema ofical da Abrigo, composto por Rodrigo Leão, que será divulgado pela primeira vez ao público no V Fórum Abrigo.
Para o V Fórum Abrigo, entre outros responsáveis e especialistas, estão já confirmadas as presenças de Lucília Gago, Procuradora-Geral da República, Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo; Manuel Meirinho, presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas; e de Jacinto Guilherme Pereira, presidente da direção da Abrigo.

Agência de Notícias

Comentários