Setúbal trata do coração durante o mês de Maio

Rastreios cardiovasculares e promoção de hábitos saudáveis em destaque 

Ações de promoção de hábitos saudáveis e rastreios de riscos cardiovasculares gratuitos são proporcionados no “7 Dias do Coração”, nos dias 8, 9 e 10 na Avenida Luísa Todi e a 17 no Mercado 2 de Abril, em Setúbal. A iniciativa, organizada pela Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Hospital de São Bernardo, com a colaboração da Câmara de Setúbal, entre outras entidades, visa sensibilizar "a população para a prevenção das doenças cardiovasculares, através da adoção de estilos de vida saudável, que incluem a prática de exercício físico e uma alimentação adequada", explica a autarquia sadina em comunicado. 
Setúbal dedica mês ao coração 

Uma equipa de profissionais de saúde vai procurar identificar, através de um conjunto de rastreios gratuitos, nos dias 8, 9 e 10, entre as 9h30 e as 16 horas, na placa central da Avenida Luísa Todi, fatores de risco cardiovasculares, como tabagismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes e obesidade.
Na nona edição do evento estão, igualmente, disponíveis a avaliação do risco cardiovascular a dez anos, rastreio da fibrilhação auricular e esclarecimentos sobre hipocoagulação oral, insuficiência cardíaca, angina de peito e enfarte agudo do miocárdio.
Os rastreios voltam a estar disponíveis para a população no dia 17, das nove às 13h30, no Mercado 2 de Abril.
O programa “7 Dias do Coração” inclui, igualmente, a realização de iniciativas de promoção de modos de vida saudáveis, abertas à população, de participação gratuita, nos dias 18 e 25, entre as 9h30 e as 12 horas.
No dia 18, a ação “Saúde em Movimento” começa com uma caminhada, num pequeno percurso pela zona da Bela Vista, com ponto de encontro às 09h30, na Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago.
A iniciativa, que não carece de inscrição prévia, termina no Parque Verde da Bela Vista com uma aula de exercício físico.
A 25, o desafio é “Descobrir os Caminhos de Cetóbriga”, numa caminhada de cerca de dez quilómetros, com partida e chegada no Jardim da Algodeia.
As inscrições devem ser feitas no endereço gabinete.saude@mun-setubal.pt.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários